A PRÁTICA DOS DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA INTERCULTURALIDADE DOS ALUNOS DO SISTEMA MODULAR DE ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO AMAPÁ – BRASIL

Autores

  • Ivonete Isacksson Universidad Tecnológica Intercontinental

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.981

Resumo

Na atual era de globalização, um dos problemas que dificultam a postura da prática docente está no medo de mudar, a comodidade com que a maioria dos docentes desenvolverem sua prática, repetindo metodologias ultrapassadas, se recursam a acompanhar os novos paradigmas. Na escola, o aluno vive num mundo em constante evolução, com as dinâmicas e complexidades de um sujeito em desenvolvimento, com características únicas, implicados, sobretudo, com as tramas relacionais, num contexto social em que convivem família e comunidade, influenciada pelo meio social, por valores pessoais, e um ambiente físico, geográfico e histórico que não podem ser dissociados de sua existência. Os alunos na escola convivem em um mundo social, permeado de exigências de toda ordem. A perspectiva intercultural da educação, aposta no reconhecimento da complexidade da educação, questionando os aspectos centralizadores, monoculturais do currículo, nos instigando a pensar sobre os múltiplos aspectos de forma radical. Não mais é possível considerar as diferenças culturais de maneira superficial, trivializada, somos desafiados a pensar o currículo a partir do chão da escola considerando todas as diferenças que a constituem. Não faz sentido, num mundo de globalização e numa sociedade multicultural, continuar a veicular uma educação monocultural, o que faz sentido é que a escola reconheça, a existência de diferentes manifestações culturais e se predisponha a conhecê-las, tomando-as como ponto de partida para as aprendizagens e como meio de enriquecimento de cada um e de todos.

Palavras – Chave: Prática docente. Intercultural. Currículo.

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Publicado

2019-07-07

Como Citar

Isacksson, I. . (2019). A PRÁTICA DOS DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA INTERCULTURALIDADE DOS ALUNOS DO SISTEMA MODULAR DE ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO AMAPÁ – BRASIL. Revista Psicologia & Saberes, 8(11), 234–244. https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.981