A Aprendizagem da Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC

Autores

  • Maria Suely Deganutti Maia E.E.E.F.M. Laurindo Rabelo - Alto Paraíso, RO.
  • Milleni Kelly Jacomelli E.E.E.T.I.Marechal Rondon - Vilhena, RO

Palavras-chave:

Criança com TEA, Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC

Resumo

Esta pesquisa é de cunho bibliográfico tendo como objetivo geral identificar se as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) colaboram à aprendizagem da criança que apresenta o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os aportes pesquisados, os recursos audiovisuais e os aplicativos direcionados à aprendizagem, se apresentam como uma estratégia de suma importância, devido a acessibilidade e interesse das crianças, havendo uma maior interação da criança com essas ferramentas tecnológicas. Vários autores são citados no intuito de fomentar a discussão em torno da importância do uso das TIC na aprendizagem da criança com TEA.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Suely Deganutti Maia, E.E.E.F.M. Laurindo Rabelo - Alto Paraíso, RO.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), especialista em Gestão, Orientação e Supervisão(FAMA) e, mestre em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental(UTIC) Assunção, Paraguai. Autora do artigo “As atividades lúdicas como estratégias de aprendizagem na formação da criança com TEA”, publicado no livro Multiplicando Saberes 3 ( Pinheiro, P.(Org.), 2019) e do artigo “A importância do ensino especializado, na sala de recursos, como estratégia de aprendizagem na formação da criança com TEA”( Revista Psicologia & Saberes, V.8, nº 11, 2019).

Milleni Kelly Jacomelli, E.E.E.T.I.Marechal Rondon - Vilhena, RO

Graduada em História pela Faculdade Integrada de Ariquemes ( FIAR), especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior(FIAR) e, mestre em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental(UTIC), Assunção, Paraguai. Co-autora dos artigos supracitados.

Referências

Alves, F. A. M. & Castro, A.B.B. de (2014) O uso de softwares como recurso didático na alfabetização infantil: uma proposta. Trabalho apresentado In: Anais do Simpósio Internacional de Educação à Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância, Universidade federal de São Carlos, São Carlos, SP.

Assmann, H. (2000). A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação. v. 29, (n. 2), (pp. 7-15). Brasília, DF.

Barbosa, H. F. A. (2009). Análise do recurso a novas tecnologias no ensino de autistas.( Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática-Sistemas Gráficos e Multimédia) Instituto Superior de Engenharia do Porto, Lisboa.

Bulgraen, V. C. (ago/dez 2010). O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo.v.1, ( n.4). Capivari, SP.

Carvalho, R. E. (2001). A incorporação das tecnologias na educação especial para a construção do conhecimento. In: Silva, S.; Vizim, M. (Org.). Educação Especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras.

De La Vega, M. & Koon, R. (1999): La computadora en la intervención de niños y adolescentes con autismo. CIIEE 2000. Espanha.

Del Re, A. (02 de abril 2018). Tecnologia é forte aliada para o desenvolvimento de pessoas com autismo. [Blog Família Plural].

Fernandes, A. H.(2012). As Crianças e os Desenhos Animados: mediações nas produções de sentidos. Rio de Janeiro: NAU Editora

Galvão Filho, T., Damasceno, L. L.,Rodrigues, L. M. B. da C., Silva, L. M. da, Paula, L. R. A. de, Orlato, R. M. C. & Grassi, V. M. B..(2008). Tecnologia Assistiva nas escolas: recursos básicos de acessibilidade sócio-digital para sujeitos com deficiência. Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil) -São Paulo.

Giroto, C.R.M., Poker, R. B. & Omote, S. (2012). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília, São Paulo: Cultura Acadêmica Editora.

Kliemann, M. P. (2006). Informática na Educação Especial e a questão da autonomia. ( Tese de Mestrado em Educação. Universidade do Oeste Paulista). Presidente Prudente, SP.

Oliveira, Pâmella R. R. D. de, Nogueira, A., Oliveira, Geilson F. de & Dantas, D.F. (novembro, 2011). Educação e entretenimento: uso do desenho as trigêmeas como ferramenta para o ensino de história. Trabalho apresentado In: Anais do I Seminárioa Nacional do Ensino Médio, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte,Mossoró, RN. ISBN: 978-85-89872-94-2

Pacheco, E. D. (org).(1998). Televisão, criança, imaginário e educação. Campinas: Papirus.
Piconi, A. C. e Tanaka, E. H.(2003). A construção de histórias em quadrinhos eletrônicas por alunos autistas. XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. NCE - IM/UFRJ(pp.385-394). Rio de Janeiro - Brasil.

Pontes, E. A. S. (2020). A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal, 5(2), 1166-1176.

Queiroz, M. (2011). Autismo e Tecnologias. Revista Autismo 1.

Salgado, R. G. (2005). Ser criança e herói no jogo e na vida: a infância contemporânea entre o brincar e os desenhos animados. [Tese de Doutorado em Psicologia] – Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Sancho, J. M. (1998b). A tecnologia: um modo de transformar o mundo carregado de ambivalência. In: Sancho, J. M. (Org.). Para uma tecnologia educacional. Trad: Beatriz A. Neves. Porto Alegre: ArtMed.

Schimer, C. R., Browning, N., Bersch, R. & Machado, R. (2007). Atendimento educacional especializado: deficiência física. Brasília, DF: SEESP / SEED / MEC

Valente, J.A. (1999). O computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED.

Downloads

Publicado

2020-05-16

Como Citar

Maia, M. S. D. ., & Jacomelli, M. K. . (2020). A Aprendizagem da Criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC. Revista Psicologia & Saberes, 9(18), 16–31. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1210