A Promoção da Ludicidade no Processo de Aprendizagem

Autores

  • Adélia Pereira Dos Santos Modesto Secretaria Municipal de Barra do Bugres - MT
  • Katia Gomes De Oliveira Silva Secretaria Municipal de Barra do Bugres - MT
  • Regina Kikue Fukui Secretaria Municipal de Barra do Bugres - MT

Resumo

O valor do lúdico na educação infantil tem sido um dos principais instrumentos que fomentam um aprendizado de qualidade e diferenciado para a criança, a partir das técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais nesse processo. Este trabalho tem a finalidade de compreender a inclusão da criança e das atividades lúdicas no contexto da educação infantil e os reflexos dessa prática em seu desenvolvimento pleno. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e apontou-se assuntos relacionados para esse entendimento. Nossa proposta visa mostrar que as brincadeiras com objetivo pedagógico favorecem o processo de ensino-aprendizagem e tornam o sujeito aprendiz mais consciente de seu papel na sociedade. A partir de pesquisadores buscamos afirmar o uso do lúdico correlacionado com as atividades pedagógicas podem  transformar o ensino-aprendizagem e consequentemente produzir resultados exitosos.  Atividades lúdicas permitem novas atitudes de ensinar e aprender, associado a fatores como motivação e interesse do aluno e da capacidade  do professor de se adequar a esse novo modelo educacional. Espera-se que este trabalho possa contribuir para uma transformação no modelo de ensinar e aprender na educação infantil através do lúdico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CADORIN, Caroline Tonin; MORANDINI, Luciana Pandolfi. Olhar psicopedagógico na prática da ludicidade. Revista de Educação do IDEAU, p. 1-13, 2014.

DE LIMA, Patrícia Alves; DE FREITAS, Drª Lêda Gonçalve. FREINET E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em: < https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/bitstream/10869/795/6/Artigo%20Freinet%20e%20a%20Ludicidade%20-%20vers%C3%A3o%20final.pdf>. Acesso em: Agosto de 2019.

DIAS, Elaine. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Revista Educação e Linguagem, v. 7, n. 1, p. 1-16, 2013.

FERREIRA, Gláucia. Palavra de professor(a. São Paulo: Mercado das Letras 2003.

FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro, ed Paz e Terra, 1983.

FREIRE, J.B. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1991.

GUIMARÃES, Ducilene Bastos; LOPES, Daniela. Como a mediação do professor influencia no progresso do aluno ao usar a brincadeira como ferramenta de aprendizagem em sala de aula. Revista Discentis, p. 51-62, 2012.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogos tradicionais infantil. RJ: vozes, 1994.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. 1 ed, São Paulo, Pioneira, 1998.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3. ed. SP: Cortez, 1999.

PIAGET, Jean. A formação de símbolo na Criança: Imitação, jogo , imagem
e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Cristiane Oiticia. Rio de Jnaeiro, Zahar, 1976.

PIAGET, Jean. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Trad. Manuel Campos. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

PIAGET, Jean. A representação do mundo da criança. Rio de Janeiro: Record, 1994.
POLETTO, Raquel Conte. A ludicidade da criança e sua relação com o contexto familiar. Psicologia em estudo, v. 10, n. 1, p. 67-75, 2005.

PONTES, Edel. A. S., PONTES, Thiago. A., DA SILVA, Luciano. M., DE MIRANDA, Janaina. R., DOS SANTOS, Janaine. F., & DE AMORIM, Isabelle. A. Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, 2(3), 469-476, 2017.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. MATEMÁTICA PARA TODOS: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA VISANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E INTELECTUAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Psicologia & Saberes, v. 6, n. 7, p. 20-28, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A ARTE DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM SINCRONISMO IDEAL ENTRE PROFESSOR E ALUNO. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, p. 163-173, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. e02-e02, 2019.

RODRIGUES, José Nazareno. Ludicidade: o jogo como uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental. 2012. Disponível em: < http://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/4569/1/2012_JoseNazarenoRodrigues.pdf>. Acesso em: Agosto de 2019.

SANTOS, Carmen Sevilha Gonçalves dos. Interação professor-aluno e aprendizagem de leitura e escrita numa primeira série do primeiro grau. Dissertação apresentada ao Mestrado de Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba, 1995.

ZOPELARI, LAURI DE FREITAS PETILLI. A INFLUÊNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 1 A 3 ANOS. 2010. Disponível em: < http://www.portaldosprofessores.ufscar.br/biblioteca/111/unicid_artigo_lauri_2010_1_.pdf>. Acesso em: Agosto de 2019.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. (Org). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos, Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. A ludicidade como ciência, Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

VYGOTSKY. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1992.

VYGOTSKY, Lev, Aprendizagem e desenvolvimento: um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1997.

VYGOTSKY, Lev A formação social da mente: o desenvolvimento de processo psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes 1998.

VYGOTSKY, Lev, Imaginação e criação da criança. São Paulo, Scipione,2000.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Modesto, A. P. D. S. ., Silva, K. G. D. O. ., & Fukui, R. K. . (2020). A Promoção da Ludicidade no Processo de Aprendizagem. Revista Psicologia & Saberes, 9(14), 59–69. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1151