A Promoção da Ludicidade no Processo de Aprendizagem

Autores/as

  • Adélia Pereira Dos Santos Modesto Secretaria Municipal de Barra do Bugres - MT
  • Katia Gomes De Oliveira Silva Secretaria Municipal de Barra do Bugres - MT
  • Regina Kikue Fukui Secretaria Municipal de Barra do Bugres - MT

Resumen

O valor do lúdico na educação infantil tem sido um dos principais instrumentos que fomentam um aprendizado de qualidade e diferenciado para a criança, a partir das técnicas que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais nesse processo. Este trabalho tem a finalidade de compreender a inclusão da criança e das atividades lúdicas no contexto da educação infantil e os reflexos dessa prática em seu desenvolvimento pleno. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e apontou-se assuntos relacionados para esse entendimento. Nossa proposta visa mostrar que as brincadeiras com objetivo pedagógico favorecem o processo de ensino-aprendizagem e tornam o sujeito aprendiz mais consciente de seu papel na sociedade. A partir de pesquisadores buscamos afirmar o uso do lúdico correlacionado com as atividades pedagógicas podem  transformar o ensino-aprendizagem e consequentemente produzir resultados exitosos.  Atividades lúdicas permitem novas atitudes de ensinar e aprender, associado a fatores como motivação e interesse do aluno e da capacidade  do professor de se adequar a esse novo modelo educacional. Espera-se que este trabalho possa contribuir para uma transformação no modelo de ensinar e aprender na educação infantil através do lúdico.

 

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Publicado

2020-01-31

Cómo citar

Modesto, A. P. D. S. ., Silva, K. G. D. O. ., & Fukui, R. K. . (2020). A Promoção da Ludicidade no Processo de Aprendizagem. Revista Psicologia & Saberes, 9(14), 59–69. Recuperado a partir de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1151