A Importância da Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual 07 de Setembro no Município de Barra do Bugres – Mato Grossso
Palavras-chave:
Educação Matemática, Etnomatemática, EJAResumo
A Etnomatemática surgiu na década de 1970 fundamentada em resenhas sociais a respeito do ensino tradicional de matemática, a partir das práticas matemáticas em seus distintos contextos culturais. Dada a complexidade das reflexões envolvidas, este trabalho objetivou pesquisar se o pensamento matemático dos alunos, associado ao EJA, vem sendo desenvolvido pelos professores no contexto escolar. Além disso, mostrar a importância da Educação Matemática e procurar ratificar a Etnomatemática como área primordial para o desenvolvimento da proposta da pesquisa. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada com 40 alunos do EJA da Escola Estadual de 07 de Setembro, do sistema educacional do município de Barra do Bugres. Espera-se que este trabalho possa contribuir para alertar da importância do EJA no combate do analfabetismo e a melhoria da escolarização de jovens e adultos.
Downloads
Referências
BORTOLETTO, Angela Martins. Trabalhando com Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a relação dos alunos com a Matemática (CO). In: XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2011.
D´AMBROSIO, U. . Etnomatemática: uma proposta pedagógica para a civilização em mudança.Palestra de encerramento do PrimeiroCongresso Brasileiro de Etnomatemática, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2000. Retirado de http://vello.sites.uol.com.br/proposta.htm
D´AMBROSIO, U. O programa etnomatemática: história, metodologia e pedagogia. 1999. Retirado de http://vello.sites.uol.com.br/program.htm
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990.
______. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
______. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005.
FREIRE, P. Educação e mudança. 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FONSECA, M.C.F. R. Educação matemática de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica. 2002.
MARQUES, Delma Inês Vargas. Etnomatemática: estudo de conhecimento de suas dimensões no contexto pedagógico. 2014.
MONTEIRO, A.; POMPEU JR., G. A matemática e os temas transversais. São Paulo : Editora Moderna, 2001.
PONTES, Edel Alexandre Silva. INDAGAÇÕES DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. RACE-Revista da Administração, v. 2, p. 11-20, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A ARTE DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM SINCRONISMO IDEAL ENTRE PROFESSOR E ALUNO. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, p. 163-173, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Conceptual questions of a teacher about the teaching and learning process of mathematics in basic education. Research, Society and Development, v. 8, n. 4, p. 784932, 2019.