A Importância da Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual 07 de Setembro no Município de Barra do Bugres – Mato Grossso

Autores

  • Ligiane Oliveira dos Santos Souza Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso
  • Lutecia Martins da Silva Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso
  • Mariluce Aparecida de Lima Secretaria Municipal de Barra do Bugres - MT

Palavras-chave:

Educação Matemática, Etnomatemática, EJA

Resumo

A Etnomatemática surgiu na década de 1970 fundamentada em resenhas sociais a respeito do ensino tradicional de matemática, a partir das práticas matemáticas em seus distintos contextos culturais. Dada a complexidade das reflexões envolvidas, este trabalho objetivou pesquisar  se  o pensamento  matemático dos alunos,  associado  ao  EJA,  vem  sendo desenvolvido pelos professores no contexto escolar. Além disso, mostrar a importância da  Educação Matemática  e  procurar  ratificar  a  Etnomatemática  como área primordial para o desenvolvimento da proposta da pesquisa. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada com 40 alunos do EJA da  Escola  Estadual  de  07 de Setembro,  do  sistema  educacional  do município de Barra do Bugres. Espera-se que este trabalho possa contribuir para alertar da importância do EJA no combate do analfabetismo e a melhoria da escolarização de jovens e adultos. 

 

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Publicado

2020-02-01

Como Citar

Souza, L. O. dos S. ., Silva, L. M. da ., & Lima , M. A. de . (2020). A Importância da Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual 07 de Setembro no Município de Barra do Bugres – Mato Grossso. Revista Psicologia & Saberes, 9(14), 103–111. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1153