Quais as Dificuldades do Professor para Ensinar um Aluno Surdo no Sistema Regular na Cidade de Parnaíba?

Autores

  • Bruno do Nascimento Silva
  • Maria Durciane Oliveira Brito
  • Kátia Maria de Aguiar Freire
  • Simony dos Santos Souza Silva
  • Ana Christina de Sousa Damasceno
  • Christiana de Sousa Damasceno Oliveira

Palavras-chave:

Dificuldade, Professor, Surdo

Resumo

Esse artigo é resultado de uma pesquisa realizada numa Escola Pública Estadual de Ensino Médio da cidade de Parnaíba, no Piauí, com o objetivo de descobrir quais as dificuldades do professor para ensinar um aluno surdo no sistema regular. Inicialmente foi apresentada uma parte da legislação brasileira vigente que assegura e defende os direitos dos surdos a educação, e uma reflexão sobre a importância que a Libras possui como meio de comunicação e inclusão da pessoa surda, principalmente na escola. Logo em seguida apresenta-se a pesquisa que foi realizada com dois professores a partir de um questionário aplicado, no qual os mesmos responderam questões relacionadas às dificuldades enfrentadas por eles ao ensinar um aluno surdo no sistema regular. Posteriormente foi coletado as respostas dos docentes e realizado uma análise para investigar as causas que contribuem para dificultar o ensino de um aluno surdo. Por fim observa-se que falta qualificação aos docentes para ensinar os surdos que são integrados na rede regular de ensino, falta apoio pedagógico para o surdo, apesar da lei garantir o acesso à educação, essa não está acontecendo como deveria.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de
Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB
Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015.

BRASIL. Decreto Nº 5.626. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na
Educação básica/ Secretaria de Educação Especial. MEC; SEESP, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Política
Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2007.

_______. CNE. CEB. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Brasília: 2009.

DE BRITO JUNIOR, Airton Pacheco et al. INCLUSÃO DE SURDOS EM UMA DETERMINADA EMPRESA NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI: ESTUDO DE CASO. RACE-Revista da Administração, v. 5, p. 361-375, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A LINGUAGEM UNIVERSAL: Matemática suas origens, símbolos e atributos. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 12, p. 181-192, 2019.

SOARES, Maria Aparecida Leite. A Educação do Aluno Surdo no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados LTDA, 2005.

ZANETTE, Fernanda. A importância de Libras na comunicação com pessoas surdas, 2010.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Silva , B. do N. ., Brito, M. D. O. ., Freire , K. M. de A. ., Silva, S. dos S. S. . ., Damasceno , A. C. de S. ., & Oliveira, C. de S. D. . (2020). Quais as Dificuldades do Professor para Ensinar um Aluno Surdo no Sistema Regular na Cidade de Parnaíba?. Revista Psicologia & Saberes, 9(15), 64–75. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1158