Quais as Dificuldades do Professor para Ensinar um Aluno Surdo no Sistema Regular na Cidade de Parnaíba?

Autores/as

  • Bruno do Nascimento Silva
  • Maria Durciane Oliveira Brito
  • Kátia Maria de Aguiar Freire
  • Simony dos Santos Souza Silva
  • Ana Christina de Sousa Damasceno
  • Christiana de Sousa Damasceno Oliveira

Palabras clave:

Dificuldade, Professor, Surdo

Resumen

Esse artigo é resultado de uma pesquisa realizada numa Escola Pública Estadual de Ensino Médio da cidade de Parnaíba, no Piauí, com o objetivo de descobrir quais as dificuldades do professor para ensinar um aluno surdo no sistema regular. Inicialmente foi apresentada uma parte da legislação brasileira vigente que assegura e defende os direitos dos surdos a educação, e uma reflexão sobre a importância que a Libras possui como meio de comunicação e inclusão da pessoa surda, principalmente na escola. Logo em seguida apresenta-se a pesquisa que foi realizada com dois professores a partir de um questionário aplicado, no qual os mesmos responderam questões relacionadas às dificuldades enfrentadas por eles ao ensinar um aluno surdo no sistema regular. Posteriormente foi coletado as respostas dos docentes e realizado uma análise para investigar as causas que contribuem para dificultar o ensino de um aluno surdo. Por fim observa-se que falta qualificação aos docentes para ensinar os surdos que são integrados na rede regular de ensino, falta apoio pedagógico para o surdo, apesar da lei garantir o acesso à educação, essa não está acontecendo como deveria.

 

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Publicado

2020-02-28

Cómo citar

Silva , B. do N. ., Brito, M. D. O. ., Freire , K. M. de A. ., Silva, S. dos S. S. . ., Damasceno , A. C. de S. ., & Oliveira, C. de S. D. . (2020). Quais as Dificuldades do Professor para Ensinar um Aluno Surdo no Sistema Regular na Cidade de Parnaíba?. Revista Psicologia & Saberes, 9(15), 64–75. Recuperado a partir de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1158