CULTURA, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE, NO ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL

Autores

  • Jeane Maria de Melo Agostinho Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.928

Resumo

O presente artigo pretende apresentar uma reflexão sobre como está se caracterizando, a identidade dos nossos professores, na organização de seu trabalho docente, bem como no processo de seu trabalho cotidiano, como professor do ensino profissional. Para tal, levantamos questões e buscamos respondê-las, ao longo de um estudo realizado, nos anos de 2017 e 2018, com alguns professores que lecionam nos Cursos de Ensino Médio e Ensino Profissional Superior de uma Instituição Federal de Ensino, a qual chamaremos de IFEP (Instituição Federal de Educação Profissional). Nosso objetivo, em princípio, é identificar os valores e a identidade que formam os docentes em geral, e recortando o objeto de nossa pesquisa, que foi a caracterização da formação docente dos agentes educadores e dos educandos, na educação profissionalizante no Brasil, sob a égide dos elementos formadores, quais sejam, a deontologia e a axiologia, docente, pautadas em valores, cultura e identidade desses sujeitos.

 

Palavras chave: valores, deontologia, axiologia e ensino profissional.

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Publicado

2019-04-11

Como Citar

Agostinho, J. M. de M. (2019). CULTURA, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE, NO ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL. Revista Psicologia & Saberes, 8(10), 257–277. https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.928