CULTURA, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE, NO ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.928Resumen
O presente artigo pretende apresentar uma reflexão sobre como está se caracterizando, a identidade dos nossos professores, na organização de seu trabalho docente, bem como no processo de seu trabalho cotidiano, como professor do ensino profissional. Para tal, levantamos questões e buscamos respondê-las, ao longo de um estudo realizado, nos anos de 2017 e 2018, com alguns professores que lecionam nos Cursos de Ensino Médio e Ensino Profissional Superior de uma Instituição Federal de Ensino, a qual chamaremos de IFEP (Instituição Federal de Educação Profissional). Nosso objetivo, em princípio, é identificar os valores e a identidade que formam os docentes em geral, e recortando o objeto de nossa pesquisa, que foi a caracterização da formação docente dos agentes educadores e dos educandos, na educação profissionalizante no Brasil, sob a égide dos elementos formadores, quais sejam, a deontologia e a axiologia, docente, pautadas em valores, cultura e identidade desses sujeitos.
Palavras chave: valores, deontologia, axiologia e ensino profissional.