O Desenvolvimento Motor em Crianças com Síndrome de Down e a Influência da Família para seu Aprendizado
Keywords:
Síndrome de Down; Desenvolvimento Motor e Família.Abstract
O presente artigo teve como objetivo analisar e estudar o desenvolvimento motor da criança com síndrome de Down e a influência da família para seu desenvolvimento cognitivo. A síndrome de Down é uma desordem genética que causa deficiência mental em graus variados, é a primeira anomalia cromossômica descrita no homem e constituída a síndrome mais comum na população, possui incidência de 1.600 nascidos e é mais frequente nos filhos de mães com idades mais avançadas. Atrasos motores são gerados pela hipotonia muscular generalizada e frouxidão ligamentar, por isso seu desenvolvimento motor é continuo e demorado, portanto em indivíduos com síndrome de Down o processo é um pouco mais lento. Atualmente, seu quadro clínico é bastante conhecido, sendo as características fenotípicas essenciais para o diagnóstico precoce da síndrome. A inserção adequada da criança no seu contexto sociocultural é de grande importância para seu aprendizado e adaptação motora, melhorando também seu bem-estar, e a família desempenha um papel primordial como mediadora desse processo. As interações estabelecidas no microssistema familiar são as que trazem implicações mais significativas para o desenvolvimento da criança, embora outros sistemas sociais (escola, local de trabalho dos genitores, clube, etc.) também contribuem para o seu desenvolvimento. Portanto na síndrome de Down, o processo de aprendizagem é complexo e exige um grau de suporte familiar e social, através de um suporte que possa dar um apoio tanto para a criança quanto para a família através de atividades que estimulem a valorização de suas potencialidades e avanços, seja ele acompanhamento com profissionais capacitados, ou até mesmo dentro da comunidade em que ele vive. Dessa maneira os profissionais envolvidos possuem um papel importante em todas as áreas de desenvolvimentos dessa criança seja ela motor ou cognitivo levando assim a uma prática mais significativa e mais avançada tanto para a criança quanto para as demais pessoas envolvidas.
Downloads
References
BONAMO. L. M. M; ROSSETTI. C. B; Aspectos Percepto- Motores e Cognitivos no Desenvolvimento de Crianças com Síndrome de Down. Rev. Bras. Cresc. Desen. Hum. Vol. 20. N3. P 723 – 734. 2010.
BRITO, A. M. W. & Dessen, M. A. (1999). Crianças surdas e suas famílias: Um panorama geral. Psicologia: Reflexão e Crítica, 12, 429-445. Disponível em:- http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000200012. Acessado em: 03/05/2019.
CASTRO, A. PIMENTEL, S. C. Síndrome de Down: Desafios e Perspectivas na Inclusão Escolar. Educação Inclusiva, Deficiência e Contexto Social: Questões Contemporâneas. Salvador. p. 303-312. 2009.
CLARK, J. E. Motor development. Encyclopedia of human behavior. v3. Pag. 245-255. 1994.CITADO ATRAVES DO ARTIGO: Percepção-ação no desenvolvimento motor de crianças portadoras de Síndrome de Down, DE POLASTRE E BARELA
DIRETRIZES DE ATENÇÃO À PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília. Ministério da Saúde. 2012.
GALLAHUE DL, OZMUN JC. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo: Phorte, 2005.LIVRO EMPRESTADO
GOLDBERG, C.; SANT, A.V. Desenvolvimento Motor normal. In: Tecklin JS. Fisioterapia Pediátrica. São Paulo. Artmed. 2002.