A Utilização do Aplicativo VLIBRAS Como Forma de Ensino e Aprendizagem para Alunos Surdos

Authors

  • Igor Farias De Oliveira
  • João Lucas Torres De Sousa
  • Larissa Cabral de Carvalho
  • Maria Durciane Oliveira Brito
  • Kátia Maria de Aguiar Freire
  • Ana Christina de Sousa Damasceno

Keywords:

Tecnologia, Física, LIBRAS

Abstract

Devido ao desafio encontrado de se ensinar a ciência de maneira geral, mas principalmente a Física, várias metodologias e tecnologias surgem como uma alternativa de sanar tais problemas. Dessa forma, este trabalho procurou identificar as adversidades e a importância da Língua Brasileira de Sinais para a comunidade surda. Assim, foi feita uma pesquisa de caráter qualitativo com uma pessoa deficiente auditiva, onde esta utilizou da plataforma do Ministério da Comunicação, chamado V-Libras. Todo o processo foi acompanhado por um intérprete conhecido e foi totalmente documentado. Após as atividades e o tratamento dos dados, pôde-se observar as desvantagens da plataforma e as dificuldades não latentes a quem ouve e desse modo este trabalho procura evidenciar tais problemas para que este aplicativo possa ser melhorado para um bom uso da comunidade surda.

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

MORAES, C. A. S. et al. O ensino de física para surdos: desafios e possibilidades. In: II Congresso Nacional de Educação, Campina Grande (Brasil). 2015.

FRIAS, E. M. A. Inclusão escolar do aluno com necessidades educativas especiais: contribuições ao professor do Ensino Regular. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1462-8.pdf>. Acesso em: 23/11/2019.

BARTUNEK, J. M. SEO, M. Qualitative research can add new meanings to quantitative research. Journal of Organizational Behavior, v. 23, n.2, , mar., 2002

BUENO, F.S. Minidicionário da Língua Portuguesa. São Paulo. Ed.FTD, 1996.

QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Artmed Editora, 2009.

DOMANOVSKI, Marilene; MEYER, Vassão Adriane. A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA INCLUSÃO ESCOLAR DO SURDO. Cadrno PDE, Vol.1 - Paraná, 2016.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O ATO DE ENSINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018.

SILVA1, Carine Mendes da; SILVA2 Daniele Nunes Henrique. Libras na educação de surdos: o que dizem os profissionais da escola? Revista Brasileira do Ensino de Física, vol.20 - Brasília, 2016.

VLibras, 2019. Disponível em: <http://www.vlibras.gov.br/>. Acesso em: 16, Junho de 2019.

Published

2020-03-16

How to Cite

De Oliveira, I. F. ., De Sousa, J. L. T. ., Carvalho, L. C. de ., Brito, M. D. O. ., Freire, K. M. de A. ., & Damasceno, A. C. de S. . (2020). A Utilização do Aplicativo VLIBRAS Como Forma de Ensino e Aprendizagem para Alunos Surdos. Revista Psicologia & Saberes, 9(16), 22–30. Retrieved from https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1169