Educação Ambiental na Aldeia Indígena KARIRI-XOCÓ: Perspectivas de sustentabilidade Socioambiental

Authors

  • Sandra Siqueira Santos Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Keywords:

Degradação ambiental, Educação ambiental, Comunidades indígenas

Abstract

Este estudo abordou as perspectivas de desenvolvimento sócio ambiental decorrente das ações educacionais desenvolvidas na Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suíra, da aldeia Kariri-Xocó, em Porto Real do Colégio, Estado de Alagoas. A metodologia usada foi a exploratória, quantitativa com pesquisa de campo. A Educação Ambiental é um tema bastante atual e está presente na pauta do dia de importantes instituições governamentais e não governamentais. O processo de conscientização, conservação e preservação do meio ambiente deve começar no âmbito familiar e da comunidade onde se vive. A degradação ambiental nas áreas indígenas contraria o que sempre se acreditou na relação equilibrada entre a necessidade de consumo e a oferta propiciada pela natureza fosse comum ao indígena. Os resultados sugerem que estes indígenas não vivem uma relação harmônica e sustentável com o meio ambiente, por isso necessitam receber educação ambiental, formal e informal, para além de adquirir consciência de preservação e conservação ambiental formar multiplicadores.

 

 

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Published

2020-03-16

How to Cite

Santos, S. S. (2020). Educação Ambiental na Aldeia Indígena KARIRI-XOCÓ: Perspectivas de sustentabilidade Socioambiental . Revista Psicologia & Saberes, 9(16), 54–75. Retrieved from https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1171