As contribuições dos gêneros textuais para a formação do pequeno leitor na educação do campo na escola de educação básica Foz do Vila Nova

Authors

  • Clediane Viana Gonçalves Escola Municipal Foz do Rio Vila Nova - AP
  • Vitória de Cássia dos Santos Veras Escola Municipal Foz do Rio Vila Nova - AP

Keywords:

Educação no campo. Gêneros Textuais. Aprendizagem.

Abstract

Este artigo tem o intuito de apresentar as contribuições do gêneros textuais para formação do pequeno leitor na educação do campo como facilitador no despertar ao gosto pela leitura do educando, bem como refletir sobre as contribuições do uso dos gêneros textuais na prática diária da leitura de uma educação que conta com pouco recursos didáticos e pedagógicos no desenvolvimento da aquisição no ato ler nas escolas. Sendo que as atividades com uso dos gêneros textuais permitiu perceber a participação efetiva dos educandos nos momentos de leitura e exposição oral em sala de aula. Desta forma o desenvolvimento do trabalho com os gêneros textuais possibilitou a confirmação que é possível desenvolver o gosto pela leitura em qualquer escola independendo onde esteja inserida, as crianças precisam ser estimuladas com materiais que possibilitem a desenvolverem estratégias e habilidades para seu desenvolvimento leitor, pois, estão em uma fase de grandes descobertas e a leitura lhe permite a muitas aventuras e diversão em seu mundo imaginário.

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

AURÉLIO. O Dicionário. Online de Português, com definições, significados, sinônimos e exemplos de pronúncia de 200 mil palavras. https://dicionariodoaurelio.com/acesso em 22/julho de 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Câmara dos Deputados, 2015.

CAGNETI, Sueli de Souza. Leitura em contraponto: novos jeitos de ler. São Paulo: Paulinas, 2013.

CASTANHEIRA, M. L.; F. I. P.; MARTINS, R. M. F. (org.). Alfabetização e letramento na sala de aula. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica: Ceale, 2007.

CNE. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.
Resolução n. 1, de 3 de abril de 2002, Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

FOUCAMBERT, Jean – Modos de ser leitor - Aprendizagem e ensino da leitura no ensino fundamental – Curitiba: Editora UFPR, 2008.

FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória. (Org.). Projeto político pedagógico nas escolas do campo. Matinhos: Editora UFPR Litoral, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e terra, 1987.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.

LAJOLO, Maria & ZILBERMAN, Regina. A Formação da Leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).

MOSTEFAL, Márcia Aparecida Ravanelo & FAGUNDES, Mauricio Cesar Vitória. Educação do Campo: Desafios e possibilidades. IN: FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória. (Org.). Projeto político pedagógico nas escolas do campo. Matinhos: Editora UFPR Litoral, 2013.

SILVA, Ademar da. Alfabetização; a escrita espontânea. São Paulo; 1994.

Published

2020-05-18

How to Cite

Gonçalves, C. V. ., & Veras, V. de C. dos S. . (2020). As contribuições dos gêneros textuais para a formação do pequeno leitor na educação do campo na escola de educação básica Foz do Vila Nova. Revista Psicologia & Saberes, 9(18), 123–141. Retrieved from https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1215