Projeto de formação e conscientização da política ambiental dos alunos do colégio estadual professora Ofenísia Soares Freire em Aracajú - SE
Abstract
As sociedades modernas geram cada vez mais resíduos pela elevação de uso dos recursos naturais e o consumo de produtos da natureza, tendo aumentado muito os níveis de poluição, o que leva à necessidade de adotar ações, para a mitigação dos efeitos decorrentes. PROJETO DE FORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA POLITICA AMBIENTAL DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA OFENÍSIA SOARES FREIRE EM ARACAJU/SERGIPE tem a intenção de despertar uma consciência crítica sobre as questões ambientais, envolvendo professores, alunos, proprietários de pontos de coco, funcionários da escola, pais e responsáveis de alunos, consumidores e a comunidade a participarem de atividades como oficinas, palestras e gincanas que envolvam o tema da educação ambiental. Espera-se proporcionar ao público alvo informações sobre a problemática da grande quantidade do resíduo do coco verde, suas consequências e o que podemos fazer para dar o destino correto ao material. A instituição escola é um instrumento fundamental no desenvolvimento da formação e conscientização político ambiental dos alunos e do seu entorno. O objeto desse projeto é o envolvimento de todo o público alvo na busca de possíveis soluções a curto, médio e longo prazo. A proposta tem também a finalidade promover uma discussão em torno do tema (resíduo do coco verde), tendo ponto de partida as escolas, para juntos buscarmos assinaturas junto a sociedade aracajuana a fim de criar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, garantindo aos geradores de resíduos um local adequado para o seu descarte, e posteriormente apresentar a proposta na Câmara Municipal de Aracaju.
Downloads
References
http://www.mma.gov.br/publicaçoes/educaçao ambiental. Acesso 28 de agosto de 2019.
AGUIAR, Elisângela Batista, 2003, Educação Ambiental em duas perspectivas que se complementam: a não-formal e a formal. Gurupi: FAFICH, (Monografia do Curso de Pedagogia, orientador: Dr. Jandislau Jose Lui).
ANTUNES, Marco Antônio Marques, 2005, A importância da Educação Ambiental, Goiânia, 104p.
BIANCHETTI, L. Interdisciplinaridade: uma abordagem integrada dos problemas do meio ambiente, São Paulo, Edgard Blücher, 1989.
CALDERONI, S. Os bilhões perdidos no lixo, 3. ed. São Paulo: Humanitas, 1997.
HERCULANO, S.; PACHECO, T. Racismo ambiental, o que é isso? Racismo ambiental, Rio de Janeiro: FASE, p. 21-28, 2006.
MACEDO, Leilane & LIMA, Luana Evangelista de, 2005, Importância do Jornalismo na Educação Ambiental, Gurupi: UNIRG. 40 f. (Monografia do Curso de Comunicação Social-Jornalismo, orientadora MSc. Marcela Cristina Agustini Carneiro da Silveira).
NATURATINS – Instituto Natureza do Tocantins, 2001, Sugestões de atividades para multiplicadores em educação ambiental, Provisão Estação Gráfica e Editora Ltda., Palmas (TO), 78p.
PEREIRA, Kátia Cilene Soares Chaves, 2005, Educação Ambiental: contexto e estudo exploratório junto a CIPAMA – Gurupi, Tocantins, Gurupi: UNIRG. 49f. (Monografia do Curso de Pedagogia, orientadora MSc. Nelita Gonçalves Faria Bessa).
SILVA, Mauro Vicente da, 2008. Aquecimento Global e Normas Preventivas, Gurupi: UNIRG, 33p. (Monografia do Curso de Direito, sob orientação de Gilson Ribeiro Carvalho Filho).
SILVA, Erilânia Fernandes da, 2003, Educação Ambiental: um enfoque a partir do desenvolvimento sustentável, Gurupi: FAFICH. (Monografia do Curso de Pedagogia, orientador Dr. Jandislau Jose Lui).
TOZONI-REIS, Marília F. C. Educação ambiental – natureza, razão e história. São Paulo: Autores Associados, 2004.
TRAVASSOS, Edson G. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2004.
ZACARIAS, Rachel. Consumo, Lixo e Educação ambiental: Uma abordagem crítica. Juiz de Fora: FEME, 2000.