As Dificuldades Permanentes de Aprendizagem Escrita: Disgrafia e Disortografia

Authors

  • Elieuza Andrade Meneses e Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Keywords:

Aprender, Intervenções, Transtornos de aprendizagem da escrita.

Abstract

Aprender é crucial para o desenvolvimento integral do indivíduo. Cada etapa/modalidade da educação apresenta um objetivo para cumprir com essa finalidade. A primeira etapa do Ensino Fundamental (anos iniciais) objetiva a alfabetização (leitura e escrita), processo crucial para a inserção na sociedade “letrada”, garantindo a participação social. Para que a alfabetização seja efetiva é necessário conhecer as letras e saber utilizá-las corretamente. É válido destacar que este processo não ocorre de maneira uniforme, sendo verificadas dificuldades. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo demonstrar as principais dificuldades de aprendizagem de escrita apresentada pelos anos iniciais do fundamental, assim como estratégias para minimizá-las. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando como descritores termos relacionados à escrita, sua importância e dificuldades. Constatou-se que a escrita é uma habilidade comunicativa que exige associação de múltiplos fatores como cognitivos, sociais e motores, cuja função é compartilhar informações e construir argumentos válidos. No processo de aquisição da escrita são observadas algumas dificuldades que podem ser temporárias, as quais são minimizadas no decorrer do processo; ou permanentes, que são classificadas como transtornos da escrita, dentre estes estão a disortografia e a disgrafia. Estes transtornos são caracterizados por uma combinação de fatores como falta de organização na escrita, erros de sintaxe e ortografia, desconhecimento de pontuação e problemas motores. O diagnóstico deve ser feito o quanto antes por uma equipe multidisciplinar, para propor estratégias que que visem assegurar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o desempenho acadêmico, pessoal e profissional.

 

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Author Biography

Elieuza Andrade Meneses e Silva, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Psicopedagoga, Mestra em Ciências da Educação e Doutoranda em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental.

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Published

2020-06-03

How to Cite

Meneses e Silva, E. A. . (2020). As Dificuldades Permanentes de Aprendizagem Escrita: Disgrafia e Disortografia. Revista Psicologia & Saberes, 9(19), 33–47. Retrieved from https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1246