A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ELABORAÇÃO DE UMA PROGRAMAÇÃO DE ENSINO CTS EM UMA AÇÃO INTEGRADA ENTRE ESCOLA-CENTRO DE CIÊNCIAS

Authors

  • Antonio Jose Ornellas Farias Instituto de Física - UFAL e Usina Ciência - UFAL
  • Iramaia Jorge Cabral Instituto de Física da UFMT
  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v6i7.739

Keywords:

Aprendizagem significativa, alfabetização científica, escolas-centro de ciências.

Abstract

Este trabalho teve como objetivo utilizar alguns fundamentos da aprendizagem significativa (TAS e TASC) para justificar na práxis a elaboração da programação conjunta entre a escola e a Usina Ciência, o centro de ciências da Universidade Federal de Alagoas, em uma abordagem de ensino CTS. Teve também a intenção de tornar esta programação mais eficiente considerando-se as dificuldades que costumam aparecer quando se quer efetivar uma parceria entre a escola e aquele espaço de divulgação científica. Os fundamentos buscados nesta teoria foram sobre alguns aspectos relacionados à teoria de assimilação e sobre pontos específicos tais como, a relação, a prática e o treino, a frequência das revisões, a utilização de estratégias, a mudança de foco, a diferenciação de um aprendiz/receptor para preceptor/representador, dentre outros aspectos. O resultado deste estudo mostra que a perspectiva ausubeliana com suas atualizações apontam caminhos interessantes e diferenciados ao ensino escolar, na estruturação de uma programação didática de ensino mostrando como contornar as dificuldades, como elaborar procedimentos, como efetuar mudanças necessárias ao ensino de ciências bem como associar ao movimento para a alfabetização científica oferecendo, assim, fundamentos para a organização da ação integrada entre a escola e o centro de ciênci

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Published

2018-02-09

How to Cite

Farias, A. J. O., Cabral, I. J., & Moreira, M. A. (2018). A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ELABORAÇÃO DE UMA PROGRAMAÇÃO DE ENSINO CTS EM UMA AÇÃO INTEGRADA ENTRE ESCOLA-CENTRO DE CIÊNCIAS. Revista Psicologia & Saberes, 6(7), 3–19. https://doi.org/10.3333/ps.v6i7.739