MARKETING VERDE E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL COMO MECANISMOS DE INDUÇÃO AO CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS FATORES VERDES POR INDIVÍDUOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – IES DE PORTO SEGURO - BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v6i7.760Keywords:
Marketing Verde. Legislação Ambiental. Mercado Verde. Desenvolvimento Sustentável.Abstract
A amplitude da relevância dos danos causados ao meio ambiente por ações antrópicas não é mais percebida apenas por especialistas ou por pessoas diretamente envolvidas. Um grupo crescente de organizações tem percebido que a massa crítica anseia por produtos e serviços ecologicamente corretos e socialmente justos, o que possibilitou um novo tipo de comércio denominado Mercado Verde, cuja ampliação e massificação dependem fundamentalmente do marketing verde e da legislação ambiental vigente para atingir outros públicos que se mostram menos preocupados com as questões ambientais. Acredita-se que havendo um equilíbrio entre normatização e conscientização existe uma maior possibilidade de solidificar e potencializar esse tipo de mercado. Assim sendo, o objetivo desse estudo foi demonstrar que a utilização do marketing verde em associação à legislação ambiental pode promover uma mudança comportamental no consumidor das instituições de ensino superior do município de Porto Seguro – Bahia, fomentando a aquisição de bens e serviços ecologicamente corretos e socialmente justos. Metodologicamente, do ponto de vista da sua natureza, foi elaborada uma pesquisa aplicada. Do ponto de vista da abordagem do problema, trata-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos foi realizada, em um primeiro momento, uma pesquisa exploratória, de delineamento bibliográfico e documental relacionada à legislação ambiental vigente, ações de marketing verde, comportamento do consumidor e redesenho do processo produtivo. Em um segundo momento, a pesquisa enquadrou-se como uma pesquisa descritiva, pois houve registro e descrição dos fatos observados sem interferência nos mesmos. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de levantamento (survey), coletando-se os dados através de um questionário composto por 20 questões direcionado à 200 docentes, discentes e demais funcionários de 04 instituições de ensino superior – IES. Os resultados evidenciam que a legislação ambiental vigente e o marketing verde podem contribuir diretamente para o redesenho do processo produtivo sob a forma de uma gestão ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável, bem como a educação ambiental e o acesso e disseminação da informação fundamentam a transformação paulatina do comportamento do público universitário do município de Porto Seguro – BA.Downloads
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Published
2017-12-28
How to Cite
Bogdezevicius, C. R. (2017). MARKETING VERDE E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL COMO MECANISMOS DE INDUÇÃO AO CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS FATORES VERDES POR INDIVÍDUOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR – IES DE PORTO SEGURO - BAHIA. Revista Psicologia & Saberes, 6(7). https://doi.org/10.3333/ps.v6i7.760
Issue
Section
Dissertações