O ALUNO NO CENTRO DA APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE CARL ROGERS
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v7i8.770Abstract
As mudanças ocorridas no sistema educacional nas últimas décadas exigem cada vez mais a busca de novas formas de disseminação do conhecimento por meio do ato de ensinar e o modo de aprender. A relação ensino/aprendizagem é construída por meio de vários fatores que se relacionam entre si, ou seja, que funciona como o conjunto de competências e habilidades individuais, tanto daquele que ensina, como daquele que aprende. Dessa forma, compreende-se que um funcionamento prático e evolutivo de conhecimento passa por um processo de mudança de comportamento, não só do professor, mas também do aluno a partir do reconhecimento das suas potencialidades para o aprender. A aprendizagem centrada no aluno impulsiona a ação individual na obtenção do saber, construindo o caminho para novos questionamentos e reflexões originais. O presente artigo teve como objetivo descrever os aspectos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem do aluno sob a perspectiva da teoria do ensino centrado no aluno de Carl Rogers. A literatura pesquisada mostrou que o aluno se torna cultivador do conhecimento tendo o professor como mediador/facilitador do acesso a informação. Conclui-se que há necessidade de compreender a relação entre aquisição de conhecimento e autonomia do aluno.