DESAFIOS ÉTICOS NA PROFISSÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.984Abstract
O presente trabalho visa estudar a ética na educação, nos seus mais variados segmentos, tais como: A ética profissional do docente sem a qual o docente não se mantém, vivência do docente e suas reações com a comunidade educacional de enfoque social, com discentes e a sociedade. A reflexão sobre a exigência ética da moral na educação, sobre como a escola contribui para a formação ética e moral de seus membros na sociedade contemporânea. Dessa forma este estudo mostra de uma forma bibliográfica a importância da ética na formação de condutas na contemporaneidade além da relevância da temática para educação atual. Estudiosos afirmam que ética é uma construção em parceria, princípios morais e os valores que referenciam os humanos em suas atitudes, e procedimentos de vivências na coletividade. A análise conceitual do termo para educação, a relação e pares de relações na construção e reconstrução de paradigmas morais ético-educacionais. Apresenta metodologia bibliográfica caráter qualitativo usando o método dialético. Nesse contexto, as considerações finais reforçam a relevância moral e da ética na profissão docente, pois competências sem éticas não estabelecem integração de respeito e autonomia a partir das relações que se estabelecem entre si a realidade, Portanto, os desafios éticos na profissão docente, faz parte de sua Profissionalidade.
Palavras-chaves: Desafios, Ética, profissão docente.