IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO CONTEXTO FAMILIAR:

revisão sistemática da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.3333/rps.v8i13.1082

Palabras clave:

brincar, família, desenvolvimento infantil

Resumen

O presente artigo objetivou analisar a importância do brincar no contexto familiar para a criança de 0 a 6 anos e realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da temática. Destaca-se a brincadeira como aspecto importante do desenvolvimento infantil, principalmente, a partir da imaginação, desencadeando ampliação cognitiva e social, sobretudo através do brincar livre e em família. O método empregado foi a revisão sistemática de literatura, utilizou-se as bases de dados SciELO e Index-PSI. Os resultados indicaram que as produções encontradas fazem referência significativa ao processo de desenvolvimento infantil pautado no brincar em contexto familiar; seja como promoção da saúde infantil, no processo de desenvolvimento da linguagem e cognição, ou no desenvolvimento de uma teoria da mente. Apesar de ser uma temática relevante, apresenta poucas publicações. Esses dados confirmam a necessidade de ampliar as pesquisas sobre esse tema, que fundamentem atuações e programas voltados para as famílias e suas interações promotoras de desenvolvimento.

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Publicado

2019-12-28

Cómo citar

Matos Freitas , A. R. ., Nunes, L., & Marcolino Alves Machado , G. . (2019). IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO CONTEXTO FAMILIAR: : revisão sistemática da literatura. Revista Psicologia & Saberes, 8(13), 76–90. https://doi.org/10.3333/rps.v8i13.1082