Contextualizando as Potencialidades das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação
Palabras clave:
Aluno, Altas habilidades, superdotação, VisibilidadeResumen
Este artigo apresenta uma abordagem temática direcionada às potencialidades das pessoas com altas habilidades/superdotação dentro do contexto escolar, tema este que apesar de sua importância, ainda apresenta pouca discussão, uma vez que grande parte dos profissionais desconhecem a existência desses alunos ou pelo menos, não sabem como identificá-los no espaço escolar. Tomaremos por base e aprofundamento teórico, os estudos de grandes autores como, Howard Gardner, Robert Sternberg e Renzulli. O objetivo da pesquisa é abordar, desmitificar e informar sobre o sujeito superdotado, talentoso, com altas habilidades, como costumam ser chamados, esse estudo está vinculado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) como prática interdisciplinar e multiprofissional, a fim de proporcionar a aquisição de novas competências e habilidades a esse educando. É uma pesquisa que fundamenta seus estudos em bibliografias, análise de estudos já publicados, artigos científicos e revistas sobre a temática. Este trabalho consistiu em coletar dados levando em consideração as especificidades de cada discente com altas habilidades/superdotação, pois desta forma, é garantido a ele uma intervenção condizente com sua necessidade, visando assim, a melhoria e o aperfeiçoamento de suas potencialidades, assim como, é uma pesquisa que pode cooperar com a ampliação e entendimento sobre o tema, que ainda demonstra uma discussão escassa e de pouca visibilidade, apresenta também grande relevância para as escolas, professores, gestores e pais.
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Citas
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