A Formação Continuada do Professor nas TICs

Autores/as

  • Ana Ligia da Conceição Ferreira Martins Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palabras clave:

Formação continuada, Professor, Tecnologias de Informação e Comunicação, Recursos tecnológicos

Resumen

A pesquisa com o tema a Formação continuada do professor nas TICs visa evidenciar como se dá a formação continuada do professor nas Tecnologias de Informação e Comunicação. Tomou-se como referência professores das escolas públicas estaduais (E. E. Raimunda Dulcinéa Monteiro da Silva, E. E. Prof. Antônio Castro Monteiro, E. E. Nanci Nina da Costa), e das escolas municipais (E. M. E. F. Maria Luiza Bello da Silva, E. M. E. F. Ana Luisa Ramos da Silva, E. M. E. F. Neusona/Isabel Furtado), localizadas na Zona Sul do município de Macapá-AP, Brasil. Com o intuito de identificar as ofertas de formação continuada para professor nas TICs, descrever os recursos tecnológicos disponíveis para professor e determinar as práticas docentes que envolvam as TIC’s, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, de natureza descritiva e caráter não experimental. Desse modo, apresentou-se uma análise dos resultados obtidos a partir do questionário aplicado à uma população de 52 professores. Conclui-se que os professores das redes públicas, estadual e municipal, aprimoram seus conhecimentos participando de cursos de graduação, programas, cursos de formação continuada e de projetos educacionais que envolvam as Tecnologias de Informação e Comunicação, visando a melhoria de sua prática pedagógica.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CARPIM, Lucymara. Formação continuada e a práticas pedagógicas do professor. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 73-85. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CORRÊA, Barbara Raquel do Prado Gimenez; BEHRENS, Marilda Aparecida. Ser professor: teoria e prática numa nova visão paradigma. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 50-72. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FERREIRA, Jacques de Lima. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. V. 1, p.33-49. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FIALHO, Neusa Nogueira; TORRES, Patricia Lupion. Recursos e práticas educacionais abertas: a busca por uma cultura compartilhada. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 113-132. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FREIRE FILHO, João; LEMOS, João Francisco de. Imperativos de conduta juvenil no século XXI: a “Geração digital” na mídia impressa brasileira. vol. 5 n 13 pag. 11-25. São Paulo: Revista Comunicação, Mídia e Consumo, 2008.

HOÇA, Liliamar; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Práticas pedagógicas na formação continuada de alfabetizadores. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 133-147. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

JUSTINO, Marinice Natal. Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docentes. Curitiba: InterSaberes, 2013.

MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. O planejamento e uso dos recursos didáticos tecnológicos no apoio às aulas expositivas. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 147- 170. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MELLO, Guiomar Namo. Educação escolar brasileira: o que trouxemos do Século XX? Porto Alegre/RS: Artes Médicas Sul, 2004.

MORAN, José Manuel. MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo, Papirus Editora, 2000.

MORI, Kátia Regina Gonçalves; MENEZES, Lígia Cristina Rubim. O desenvolvimento do trabalho colaborativo na formação de gestores escolares e coordenadores estaduais de educação para o uso das TICs. In: Anais do IX Workshop de informática na escola – WIE. 2003.

NORMAS APA: guia completo de formatação para trabalhos acadêmicos. 2019. Recuperado de https://blog.mettzer.com/normas-apa.

NÓVOA, Antônio. O espaço público de educação: imagnes, narrativas e dilemas. In Textos da Conferência Internacional Espaços de Educação. Tempos de Formação (pp. 237-276). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

OLIVEIRA, Fabiane Lopes de; BEHRENS, Marilda Aparecida. Práticas pedagógicas na formação continuada de alfabetizadores. In: Jacques de Lima Ferreira. (Org.). Formação de professores: teoria e prática pedagógica. 1ed. v. 1, p. 268-297. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. e02-e02, 2019.

Publicado

2020-03-17

Cómo citar

Martins, A. L. da C. F. . (2020). A Formação Continuada do Professor nas TICs. Revista Psicologia & Saberes, 9(16), 118–135. Recuperado a partir de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1177