Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas de Macapá

Autores/as

Palabras clave:

educação de jovens e adultos, prática pedagógica, projeto político pedagógico, diversidade.

Resumen

Estudou-se a prática pedagógica na Educação de jovens e adultos nas escolas de Macapá. As dimensões pesquisadas foram contexto ambiental, desenvolvimento do projeto político pedagógico, metodologia aplicada e diversidade cultural. Buscou-se responder o seguinte objetivo: Descrever como é a prática pedagógica na educação de jovens e adultos nas escolas de Macapá.   A população constitui-se de alunos e professores sendo que as etapas da investigação dividiram-se em: quadro teórico, observação e dados da metodologia matemática organizados em gráficos para melhor compreensão.  A tese apresentou os principais resultados: O Projeto Político Pedagógico das escolas pesquisadas apresentava consistência no campo teórico, quanto ao desenvolvimento do Projeto político Pedagógico percebeu-se que  o processo  estava incompleto já que os alunos   não participavam   das fases da sua  construção; em relação a  metodologia empregada notou-se que o bom relacionamento professor-aluno interfere na aprendizagem e referente a  diversidade cultural  a estratificação social constitui numa barreira para a aprendizagem.  

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Constituição do Amapá (2012). Edição administrativa do texto constitucional promulgado em 20 de dezembro de 1991, com alterações atualizadas até a Emenda constitucional nº 0047.   

Freire, P.(1992). Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Obra de Paulo Freire; Série Artigos.

Pontes, E. A. S. (2019). Conceptual questions of a teacher about the teaching and learning process of mathematics in basic education. Research, Society and Development, 8(4), 784932.

"http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf%A0%A0"isticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf   

http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file  

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf%A0%A0 basica_2016.pdf.  .

http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002446/244672POR.pdf

https://seed.portal.ap.gov.br/leg/plano.pdf"/seed.portal.ap.gov.br/leg/plano.pdf

"http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne/10-eja-integrada-a-educacao-profissional/indicadores%A0%A0"   

Publicado

2020-04-08

Cómo citar

Souza , I. N. de . (2020). Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas de Macapá . Revista Psicologia & Saberes, 9(17), 17–30. Recuperado a partir de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1186