Verificação Experimental de um Produto Educacional: um jogo matemático desenvolvido a partir da ideia intuitiva de uma progressão aritmética
Palabras clave:
Ensino e Aprendizagem de Matemática. Progressão Aritmética. Jogos Matemáticos.Resumen
Jogos matemáticos tem constituído uma prática pedagógica regular no processo de ensino e aprendizagem de matemática da educação básica, estabelecendo uma forma lúdica para a difusão dos conteúdos e essencialmente para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Este trabalho objetivou apresentar um jogo matemático, pertencente a um produto educacional produzido pelo grupo de pesquisa GALC, chamado jogo de ximbras para progressões, cujo pré-requisito para seu entendimento é a ideia intuitiva de uma progressão aritmética. Metodologicamente, a pesquisa experimental foi realizada com seis alunos voluntários do curso técnico em informática do Instituto Federal de Alagoas – Campus Rio Largo, da qual sua finalidade era dispor a utilização do jogo para os envolvidos com o entendimento de estratégias ótimas, para em seguida propor a construção de jogos isomorfos similares. O emprego de novas metodologias para o ensino e aprendizagem de matemática tem despertado a criatividade e o raciocínio de muitos alunos da educação básica. Espera-se que este trabalho seja estimulante para professores e pesquisadores no escopo de despertar novos estudos para propostas pedagógicas motivadoras e eficientes no ato de ensinar e aprender matemática.
Descargas
Citas
CABRAL, Marcos Aurélio et al. A utilização de jogos no ensino de matemática. 2006.
DA SILVA, Aparecida Francisco; KODAMA, Helia Matiko Yano. Jogos no ensino da Matemática. II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, p. 1-19, 2004.
GRANDO, Regina Célia et al. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000.
MOURA, Paula Cristina; VIAMONTE, Ana Júlia. Jogos matemáticos como recurso didáctico. Revista da Associação de Professores de Matemática, Lisboa, 2006.
PONTES, Edel Alexandre Silva. HIPERMAT–Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Revista Psicologia & Saberes, v. 2, n. 2, 2013.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico. Diversitas Journal, v. 2, n. 1, p. 160-170, 2017.
PONTES, Edel Alexandre Silva. INDAGAÇÕES DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. RACE-Revista da Administração, v. 2, p. 11-20, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. MÉTODO DE POLYA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. HOLOS, v. 3, p. 1-9, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva; PONTES, Edel Guilherme Silva. Isomorfismo Básico Estrutural na Resolução de Problemas: A Similaridade entre a equação x+ y+ z= 15, o Jogo da Velha e o Quadrado Mágico no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 17, p. 31-38, 2020.
SOUSA, Maria do Carmo. Produtos educacionais de Matemática elaborados por professores da Educação Básica no âmbito do NIPEM. Anais do Encontro da rede de professores, pesquisadores e licenciandos de Física e de Matemática, São Carlos, SP, 2011.