PROEMI: Literatura no Cinema e Cinema no Facebook

Autores/as

  • Enock Vieira Guimarães Junior Universidad del Norte – UniNorte, PY

Palabras clave:

Oficina. Mais Educação. Progressão da Aprendizagem. Projetos. Reescritura.

Resumen

Este artigo relaciona as ações voltadas para o fortalecimento da “leitura de mundo”, desenvolvidas nos projetos: Mais Educação (PME) e Progressão da Aprendizagem (PPA), junto a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Mestre Álvaro” (EEEFMMA), localizada no Bairro Eldorado, município de Serra – ES. Pretende analisar, através da observação in loco, a relevância, enquanto intervenção pedagógica, visando detectar a eficácia de tais ações. A observação dar-se-á por intermédio da parceria entre os professores Liliana Silva de Oliveira (PME - as atividades teatrais) e Enock V. Guimarães Jr. (PPA - portfólios eletrônicos construídos na Oficina de Reescritura). Para tal construção foi utilizado o LIED (Laboratório de Informática na Educação) como fator detonador da motivação para as pesquisas, ensaios teatrais e reescrituras, feitas pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental com mais de dois (2) anos de defasagem entre idade/série, sobre os seguintes gêneros textuais: carta, bilhete, e-mail, contos e as fábulas de Isopo. Objetiva-se aqui, também, discutir o processo de ensino/aprendizagem dos referidos alunos daquela unidade de ensino, durante a implantação e o funcionamento dos projetos, considerando as dificuldades apresentadas pelos alunos em relação à leitura, interpretação de textos e, consequentemente, a escrita em língua portuguesa. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa na Oficina de Reescritura pauta-se pelas atividades lúdicas (arte cênica / ensaios teatrais) e cognitivas (interpretação e adaptação dos contos e das fábulas para o teatro). O estudo será focado no desenvolvimento e metodologia aplicáveis em relação aos referidos projetos, oportunizando o acompanhamento da construção da aprendizagem alcançada pelos alunos.

 

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Biografía del autor/a

Enock Vieira Guimarães Junior, Universidad del Norte – UniNorte, PY

Licenciado em Letras, Línguas Inglesa/Portuguesa e respectivas literaturas. Especializações em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (Uniclar – Claretianas/Batatais) e Educação de Jovens e Adultos (Centro Educacional “Ulisses Boyle”). Mestrado em Ciências da Educação pela UniNorte, Asunção – PY

Citas

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Publicado

2020-06-23

Cómo citar

Guimarães Junior, E. V. . (2020). PROEMI: Literatura no Cinema e Cinema no Facebook. Revista Psicologia & Saberes, 9(19), 147–156. Recuperado a partir de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1264