HIPERMAT – Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica

Autores/as

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas - IFAL

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v2i2.715

Palabras clave:

Educação Básica. Ensino e Aprendizagem em Matemática. Hipertexto

Resumen

O mundo está em constante transformação tecnológica e a escola básica necessita acompanhar toda essa evolução proveniente da criação de novas e eficientes tecnologias. Este trabalho tem como objetivo descrever as características de um ambiente interativo de ensino-aprendizagem orientado para a educação matemática e apresentar uma nova abordagem para o ensino da matemática, utilizando o suporte hipertexto, como ferramenta adequada no processo ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica: O hipertexto matemático - Hipermat. Uma amostra de 100 estudantes do nível básico de ensino foi selecionada para o processo de experimentação da ferramenta Hipermat. A utilização do Hipermat alterou profundamente as abordagens de ensino, a dinâmica das aulas e as formas de pensar tornando o processo de formalização matemática mais fácil e natural. Acreditamos que esta nova metodologia de ensino da matemática – Hipermat – possa contribuir efetivamente para uma aprendizagem mais eficaz e significativa desta disciplina.

 

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Biografía del autor/a

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutor em Ciências da Educação (Ensino de Matemática)

Mestre em Estatística

Licenciado em Matemática

 

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Publicado

2013-12-27

Cómo citar

Pontes, E. A. S. (2013). HIPERMAT – Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Revista Psicologia & Saberes, 2(2). https://doi.org/10.3333/ps.v2i2.715