DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS PARA O ENSINO REGULAR, REVISITANDO EXPERIÊNCIA VIVIDA COM EDUCANDOS COM DEFICIÊNCA INTELECTUAL

Autores/as

  • Annie Michella K. M. Ansolin Simões
  • Edileine Vieira Machado Centro Universitário Cesmac

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v4i5.804

Palabras clave:

Políticas Públicas de Educação. Educação. Inclusão

Resumen

Inclusão da pessoa com deficiência intelectual em classes da rede regular de ensino geram muitas discussões nos debates educacionais. São muitos os desafios quando se propõe uma escola para todos. O compromisso com o direito à educação envolve propostas que favorecem, além da convivência social, o desenvolvimento intelectual do educando. Apesar do crescente interesse por esta face da educação, que cada vez mais tem assumido importância no cenário mundial e nacional, as escolas ainda enfrentam muitos obstáculos para atender as necessidades educacionais que se apresentam nos seus espaços. Este artigo propõe revisitar experiência vivida com educandos com deficiência intelectual e fazer uma nova leitura a partir de nossos dias, assim como realizar uma reflexão sobre as políticas públicas inclusivas no atendimento educacional de alunos com deficiência intelectual, procurando identificar se este aluno que migra de atendimentos educacionais especializados para o ensino regular vem sendo atendido nas suas necessidades educativas especiais nos dias de hoje. A fundamentação teórica da pesquisa foi feita pela análise de dados coletados através de leituras sistemáticas de pesquisas já realizadas; referencial teórico abordado por diversos autores (pesquisa bibliográfica) sobre os assuntos inclusão e políticas públicas e o levantamento da legislação específica (pesquisa documental). O dimensionamento do campo da pesquisa surge com a explicitação do cenário usando como fonte, a escola municipal e os alunos com deficiência intelectual. Através de entrevista semi-estruturada, observando o aluno como sujeito que contribui para o seu desenvolvimento e faz parte da proposta inclusiva da escola de forma atuante, procurou-se identificar o que estes alunos pensam sobre a escola onde estão inseridos.

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http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/txt/brasil.txt

Publicado

2015-11-28

Cómo citar

Simões, A. M. K. M. A., & Machado, E. V. (2015). DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS PARA O ENSINO REGULAR, REVISITANDO EXPERIÊNCIA VIVIDA COM EDUCANDOS COM DEFICIÊNCA INTELECTUAL. Revista Psicologia & Saberes, 4(5), 10. https://doi.org/10.3333/ps.v4i5.804