CACOETES, PRECONCEITO, BULLYING E RACISMO: OBSERVAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR

Autores/as

  • Antonio Fernando Santos Universidad Tecnológica Intercontinental

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.869

Resumen

O referido estudo faz parte de uma análise feita em várias situações observadas no cotidiano escolar nas instancias de ensino fundamental, médio e superior tanto da rede pública como particular. Com base em pesquisas bibliográficas e as abordagens sobre a falta de afirmações e implementações das políticas públicas já existentes em combate ao racismo, preconceitos e ao bullying nas escolas, foi feita uma pesquisa em caráter qualitativo de forma analítica através de observação e acompanhamento da realidade vivenciada no tocante de sala de aula. Constatamos que as crianças que por ventura possuem algum tipo de cacoetes, negras, de credos diversificados e comportamentos passivos e educados, passavam a serem alvos do que podemos denominar de preconceito, racismo e discriminações não só pelos colegas em sala de aula como por alguns funcionários do espaço escolar. Sendo assim, este trabalho tem como um dos objetivos chamar à atenção, para várias situações encontradas no dia a dia escolar que serve como base de análise e identificação das inúmeras formas de discriminações e de preconceitos ativos dentro dos estabelecimentos de ensino seja ele fundamental, médio ou superior. Causando aos educando um sentimento de inferioridade psicológica que infelizmente contribuirá para seu péssimo rendimento escolar e consequentemente a evasão.

 

Palavras chaves: Racismo; Preconceito; Bullying.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-02-16

Cómo citar

Fernando Santos, A. (2019). CACOETES, PRECONCEITO, BULLYING E RACISMO: OBSERVAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR. Revista Psicologia & Saberes, 8(10), 16–24. https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.869