EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOB NOVA PERSPECTIVA EM PERNAMBUCO

Autores/as

  • Suely Dantas de Oliveira Moura Universidad Tecnológica Intercontinental

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.872

Resumen

A Educação em Direitos Humanos é um caminho necessário, pois o homem é um ser em constante transformação, logo,“[...] um ser inacabado” (FREIRE, 1978). Em decorrência, tudo o que seja inerente à criatura humana, também se adapta às suas metamorfoses. Nesse olhar, os direitos humanos, ao longo do seu processo de afirmação histórica, sofreram significativas mudanças conceituais para que hoje possam ser entendidos como direitos fundamentais da pessoa humana, sem os quais a vida do homem padece de dignidade. Cabe questionar: vale o direito à liberdade de expressão sem o direito à instrução e educação básica? De que valem os direitos políticos sem o direito ao trabalho? De que vale o direito ao trabalho sem um salário justo, capaz de atender às necessidades humanas básicas? De que vale o direito à liberdade de associação sem o direito à saúde? De que vale o direito de igualdade perante a lei sem as garantias do devido processo legal? E os exemplos se multiplicam. Daí a importância da visão holística ou integral dos direitos humanos e da Educação em Direitos Humanos.

 

Palavras Chaves: Educação; Direitos  Humanos; Pernambuco.

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Publicado

2019-02-17

Cómo citar

Moura, S. D. de O. (2019). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOB NOVA PERSPECTIVA EM PERNAMBUCO. Revista Psicologia & Saberes, 8(10), 50–69. https://doi.org/10.3333/ps.v8i10.872