ANÁLISE DO PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES DO ENSINO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.962Resumen
A Educação Física escolar no Brasil vem sofrendo várias alterações desde a sua criação, e, atualmente, influências advindas da psicopedagogia, que trouxe uma nova ideologia de trabalho e um novo sentido à presença da Educação Física na escola: o desenvolvimento psicomotor. A psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. No intuito de verificar a psicomotricidade em alunos em fase escolar, este projeto teve como objetivo analisar o perfil psicomotor de escolares do ensino infantil. Esse estudo constitui-se de pesquisa de campo, de caráter quali-quantitativo. A população foi constituída por alunos de séries iniciais de uma escola na área urbana Escola Estadual Irênio Pinheiro e rural Escola Municipal prefeito Christiano Barbosa de Souza no município de Mato Verde-MG. Os critérios de seleção dos sujeitos da pesquisa foram escolhidos aleatoriamente, compreendendo o critério de exclusão e inclusão. Foi aplicado aos alunos o teste de Bateria Psimomotora (BPM). Após a tabulação e analise dos dados, Concluiu – se com este estudo, que os alunos de modo geral, possuem na sua grande maioria o perfil eupráxico, ou seja, executaram os testes de forma adequada e controlada.
Palavras-chave: Psicomotricidade, Escolares, Educação Física.