DIFICULDADES NAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE RIO LARGO

Autores/as

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas
  • Janaina Rodrigues de Miranda Instituto Federal de Alagoas
  • Janaine Ferreira dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Andréia Leodório Guarino Instituto Federal de Alagoas
  • Isabelle Alves de Amorim Instituto Federal de Alagoas
  • Melquisedeque Fernandes da Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Lidianne Leite e Lira Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.964

Resumen

Este trabalho teve como objetivo apresentar dois métodos práticos de resolução de soma e multiplicação de números naturais e mostrar sua eficiência através de uma experiência em sala de aula com alunos do 5º ano de uma Escola Pública Municipal da Cidade de Rio Largo.  Foram selecionados 50 alunos e a metodologia adotada foi inicialmente solicitar que os alunos fizessem algumas somas e multiplicações de forma usual padrão e em seguida foi apresentado dois modelos para resolução das operações: o Método da soma de Gauss e o método Hindu de multiplicação.  Os resultados obtidos, antes e depois do método, foram bastante satisfatórios e estatisticamente significativos.  Diante do exposto, estes dois métodos de resolução de operações fundamentais da aritmética são sugestões interessantes para o processo de ensino e aprendizagem de matemática para alunos da educação básica.

Palavras-chave: Operações Fundamentais da Aritmética, Soma de Gauss, Multiplicação Hindu.

 

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Publicado

2019-06-18

Cómo citar

Pontes, E. A. S. ., Miranda , J. R. de ., Santos, J. F. dos ., Guarino, A. L., Amorim, I. A. de ., Silva, M. F. da ., & Lira, L. L. e. (2019). DIFICULDADES NAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE RIO LARGO. Revista Psicologia & Saberes, 8(11), 26–35. https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.964