A MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Alcliane de Sousa Góes Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Alclineia de Sousa Góes
  • Naelson Toledo Mendonça Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.976

Resumen

Este artigo traz um tema de muita relevância para a educação, sobre a motivação do professor do ensino médio na prática pedagógica, estudo realizado na escola Professor José Barroso Tostes no município de Santana-AP, ano 2019. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa através de entrevista com aplicação de questionário com perguntas abertas a cinco professores. O levantamento bibliográfico pautou-se na literatura de referência acerca do tema motivação, como: Maximiano, Herbert J. Freudenberger, Masetto, Içami Tiba, entre outros. A motivação é o movimento para a ação, é o que impulsiona a realizar determinado trabalho, a energia depositada para se alcançar bom resultado, no caso do professor a metodologia empregada na prática pedagógica para fazer com que o aluno aprenda, precisa ser interessante, motivadora e significativa, mas para isso o professor antes de motivar precisa estar motivado. Logo, o problema investigado foi como está a motivação do professor do ensino médio na prática pedagógica? O principal objetivo da pesquisa foi analisar a motivação do professor do ensino médio na prática pedagógica. Elege-se como objetivo específico: entender o que é a motivação do professor na prática pedagógica; refletir sobre a motivação e sua relação entre êxito e fracasso no processo ensino aprendizagem; conhecer a síndrome de Burnout no trabalho do professor. Os resultados apontaram que a motivação do professor do ensino médio está oscilando entre motivação e desmotivação, apresentam entendimento do assunto e reconhecem sua importância no ensino aprendizagem, demonstram gosto pela docência, apesar das dificuldades, escassez de condições de trabalho e desvalorização profissional, sendo natural o sentimento de frustração e estresse em alguns momentos, mas, aparentemente, para este grupo especificamente, não apresentam a síndrome de Bournot relacionado a profissão, porém, é preciso buscar alternativa de melhoria para se evitar possível adoecimento, ou desinteresse com a profissão.

Palavra chave: Motivação. Professor ensino médio. Práticas pedagógicas.

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Publicado

2019-07-06

Cómo citar

Góes, A. de S., Góes , A. de S. ., & Mendonça, N. T. . (2019). A MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Psicologia & Saberes, 8(11), 143–156. https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.976