AS PRINICIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PEDAGOGOS RECÉM FORMADOS

Autores/as

  • Raquel Pereira de Barros Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Leonice Vieira de Jesus Paixão Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, MG
  • Jeisabelly Adrianne Lima Teixeira Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Nebson Escolástico da Paixão Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Cleiciane Faria Soares Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG
  • Kênia Luiza Ferreira Rocha Faculdade Verde Norte – FAVERNORTE, MG

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.977

Resumen

O presente trabalho visa pesquisar o que os professores recém-formados, vivenciam no inicio da sua carreira. Tendo como objetivo geral: averiguar se os professores recém-formados enfrentam dificuldades e preconceito no inicio da carreira na Educação Infantil, e como objetivos específicos verificar se o educador recém formado, esta preparado para proporcionar um ensino de qualidade; analisar se o preconceito dos pais e dos colegas de trabalho realmente interferem no desempenho e na vida profissional  do pedagogo recém formado; avaliar a importância que o professor exerce para sociedade e ainda investigar as dificuldades e desafios encontrados pelos professores recém formados. Tendo como problema quais as dificuldades e desafios encontrados pelos educadores nos primeiros anos de docência? Para a consolidação do presente estudo, foi realizada uma pesquisa numa perspectiva de abordagem metodológica embasada nos pressupostos da pesquisa qualitativa, sendo utilizados os seguintes autores: Brostolin (2013), Oliveira (2013), Nascimento (2012), Zane (2014), dentre outros, seguida de uma pesquisa de campo, em que foi aplicado uma entrevista a 08 (oito) professores da Educação Infantil, que tinham de 0 à 3 anos de exercício na função de docente, posteriormente os dados foram analisados à luz do referencial teórico. Conclui-se com a pesquisa que, para o alcance de uma educação de qualidade se faz necessário, que o educador, ao iniciar a sua carreira como docente, o professor necessita do apoio da escola e da família, pois uma completa a outra, sendo estes elementos fundamentais para assim atingir o bem estar de todos. Outro ponto a ser destacado, é a necessidade das faculdades e universidades, prepararem o acadêmico para a realidade que irão encontrar nas escolas, embasando-os para que eles possam lidar com a diversidade própria deste espaço, com os vários problemas sociais imersos na escola e ainda com as famílias que muitas das vezes se encontram desestruturadas, onde as crianças pedem socorro, sendo que esta realidade familiar reflete no cotidiano do aluno.

Palavras chave:  Formação, início de carreira, preconceito, educação, qualidade.

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Publicado

2019-07-06

Cómo citar

Barros, R. P. de ., Paixão, L. V. de J. ., Teixeira, J. A. L., Paixão, N. E. da ., Soares, C. F. ., & Rocha, K. L. F. . . (2019). AS PRINICIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PEDAGOGOS RECÉM FORMADOS . Revista Psicologia & Saberes, 8(11), 157–171. https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.977