A RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA DOCENTE

Autores/as

  • Vânia Mary Viegas Souto Universidad del Sol - UNADES, PY

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.978

Resumen

Este artigo, a relação entre formação continuada e a prática docente, objetiva analisar como se processa a relação entre a formação continuada e a prática dos professores alfabetizadores, do 1º Ciclo, em duas Escolas Públicas Estaduais, uma localizada na (zona urbana), e outra na (zona rural), ambas ofertam somente os anos inicias do ensino fundamental, no Estado do Amapá. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, fenomenológica, na modalidade de um estudo comparativo, com aporte teórico dos pesquisadores Shulman (1986), Gauthier, (1998), Tardif, (2012), Perrenoud, 2000. E para  coleta de dados, utilizou-se a entrevista (Questionário) e a observação (Registros dos dados). Os resultados encontrados indicam práticas divergentes entre as duas escolas públicas pesquisadas. Constatou-se que na escola (zona urbana) a prática presente encontrada tem como base as teorias sócio interacionistas, os professores primam pela valorização do exercício contínuo da formação continuada como mola propulsora para uma práxis eficaz da alfabetização, enquanto que na escola (rural) há uma prática predominantemente tradicional sem o domínio dos saberes docentes, e a desvalorização da formação continuada no cotidiano escolar, gerando um fazer pedagógico baseado no senso comum. Os achados reforçam o entendimento de que a prática docente se reconstrói no cotidiano da sala de aula e está estritamente inter-relacionada com a apropriação dos saberes docentes adquiridos nas formações continuadas e ao longo das experiências profissionais. Entende-se que os professores precisam adotar uma postura reflexiva (refletir- ação- refletir) sobre o status laboral de uma sala de aula, legitimando seu legado de mediador de saberes na construção do conhecimento do aluno.

Palavras-Chave: Alfabetização; Formação Continuada; Prática Pedagógica.

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Publicado

2019-07-06

Cómo citar

Souto, V. M. V. (2019). A RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁTICA DOCENTE . Revista Psicologia & Saberes, 8(11), 172–187. https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.978