MATEMÁTICA PARA TODOS: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA VISANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E INTELECTUAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-9782-8458
  • Janaina Rodrigues de Miranda Instituto Federal de Alagoas
  • Janaine Ferreira dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Isabelle Alves de Amorim Instituto Federal de Alagoas
  • Melquisedeque Fernandes da Silva Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v6i7.742

Palavras-chave:

Ação Extensionista, Ensino de Matemática, Educação Básica

Resumo

No contexto educacional atual, a extensão é uma das principais ações sociais de uma instituição de ensino, que tem como objetivo promover o diálogo entre a comunidade escolar e/ou acadêmica e a comunidade externa. Este trabalho teve como objetivo apresentar algumas atividades, voltadas para o ensino de matemática, que foram desenvolvidas, por estudantes do curso técnico de Informática do IFAL Campus Rio Largo, nas Escolas Públicas Municipais de Rio Largo para alunos da Educação Básica, através do Projeto de Extensão do IFAL denominado Minha Comunidade.  Três Escolas foram contempladas e diversas ações extensionistas foram executadas, tais como:  palestras motivacionais sobre a importância da matemática em nossas vidas, atividades lúdicas , resolução de problemas de matemática e gincana de matemática. Percebe-se que ações desta natureza são extremamente fundamentais para o desenvolvimento cógnito e intelectual dos sujeitos envolvidos, diante do exposto espera-se que outras atividades possam ser efetivadas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Doutor em Ciências da Educação (Ensino de Matemática) pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC); Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Câmpus Rio Largo e Professor do Departamento de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IF-AL). É professor (visitante) do curso de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e do cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124). Membro do conselho científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). Tem experiência na área de Educação Matemática e Estatística, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática e Psicometria

Referências

ALMEIDA, Paulo N. de. Educação lúdica: o sorriso da matemática. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

ALVES, E. M. S. A ludicidade e o ensino de matemática. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2007.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

PONTES, Edel A. S. HIPERMAT–Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Psicologia & Saberes, v. 2, n. 2, 2013.

PONTES, E. A. S., Pontes, E. G. S., da Silva, R. C. G., & Junior, V. Q. . O SABER E O FAZER MATEMÁTICO: UM DUETO ENTRE A TEORIA ABSTRATA E A PRÁTICA CONCRETA DE MATEMÁTICA. Psicologia & Saberes, v. 5, n. 6, p. 23-31, 2016.

PONTES, Edel. A. S., PONTES, Thiago. A., DA SILVA, Luciano. M., DE MIRANDA, Janaina. R., DOS SANTOS, Janaine. F., & DE AMORIM, Isabelle. A. Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, 2(3), 469-476, 2017.

PUHL, Mário José; DRESCH, Óberson Isac. O Principio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o conhecimento. DI@ LOGUS, v. 5, n. 1, p. 37-55, 2016.

SELBACH, Simone et al. Matemática e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010.

SERRAZINA, Lurdes. Reflexão, Conhecimento e Práticas Lectivas em Matemática num Contexto de Reforma Curricular no 1º Ciclo. Quadrante, Lisboa, Associação de Professores de Matemática, p. 8, 139-167, 1999.

SILVA, Veleida, A. da. Por que e para que aprender a matemática? A relação da matemática dos alunos de séries iniciais. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Pontes, E. A. S., Miranda, J. R. de, Santos, J. F. dos, Amorim, I. A. de, & Silva, M. F. da. (2018). MATEMÁTICA PARA TODOS: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA VISANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E INTELECTUAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Psicologia & Saberes, 6(7), 20–28. https://doi.org/10.3333/ps.v6i7.742