REFLEXÕES SOBRE A LEITURA E A ESCRITA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v6i7.754Palavras-chave:
Ensino, Escrita, Formação, Professor.Resumo
Este estudo procura abordar alguns aspectos relevantes sobre a prática de leitura e escrita, relacionando-os à formação do professor. É um estudo feito a partir de recortes de uma pesquisa de doutorado, em andamento, daí não apresentar análise de resultados. O primeiro aspecto consiste na tentativa de definir um marco referencial para o desenvolvimento do estudo que articule a visão dos cursos de formação de professor e, em específico, o docente de Língua Portuguesa. O segundo tenta fazer pontuações sobre a escola como um espaço aglutinador das variedades linguísticas. O estudo indica, mediante dados estatísticos oficiais, que, no Brasil, um grande contingente de professores forma-se em cursos de má qualidade, sendo essa má formação, para alguns especialistas, uma das causas da baixa qualidade do ensino, principalmente na esfera pública. Tais estatísticas conduzem a uma reflexão sobre um redimensionamento no processo de formação dos professores de Língua Portuguesa, no sentido de que a postura político–ideológica desses profissionais não contribua para a perpetuação de consciências ingênuas.
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