REFLEXÕES SOBRE A LEITURA E A ESCRITA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Lúcia Cordeiro dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Maria Luciane da Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Romildo José Dias de Albuquerque Sarmento, Camargo & Sarmento Advocacia e Consultoria

DOI:

https://doi.org/10.3333/ps.v6i7.754

Palavras-chave:

Ensino, Escrita, Formação, Professor.

Resumo

Este estudo procura abordar alguns aspectos relevantes sobre a prática de leitura e escrita, relacionando-os à formação do professor. É um estudo feito a partir de recortes de uma pesquisa de doutorado, em andamento, daí não apresentar análise de resultados. O primeiro aspecto consiste na tentativa de definir um marco referencial para o desenvolvimento do estudo que articule a visão dos cursos de formação de professor e, em específico, o docente de Língua Portuguesa. O segundo tenta fazer pontuações sobre a escola como um espaço aglutinador das variedades linguísticas. O estudo indica, mediante dados estatísticos oficiais, que, no Brasil, um grande contingente de professores forma-se em cursos de má qualidade, sendo essa má formação, para alguns especialistas, uma das causas da baixa qualidade do ensino, principalmente na esfera pública. Tais estatísticas conduzem a uma reflexão sobre um redimensionamento no processo de formação dos professores de Língua Portuguesa, no sentido de que a postura político–ideológica desses profissionais não contribua para a perpetuação de consciências ingênuas.

 

 

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Publicado

2017-12-23

Como Citar

Santos, L. C. dos, Silva, M. L. da, & Albuquerque, R. J. D. de. (2017). REFLEXÕES SOBRE A LEITURA E A ESCRITA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Psicologia & Saberes, 6(7), 82–98. https://doi.org/10.3333/ps.v6i7.754