GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE MONTE AZUL – MG
DOI:
https://doi.org/10.3333/ps.v8i11.979Resumo
A Educação Física no Ensino Médio tem sido alvo constante de debate e discussão no meio acadêmico, nas legislações de uma forma geral. Estudos e pesquisas mostram que a Educação Física tem sido cada vez menos influente no Ensino Médio, fato esse que pode ser comprovado pela votação no senado a Lei da Medida Provisória (MP) nº 746, 2016, sobre a Reformulação do Ensino Médio, onde a Educação Física, deixaria de ser obrigatória. Nessa perspectiva, por se tratar de uma disciplina presente e necessária na base curricular da Educação Básica, sentimo-nos instigadas a verificar o nível de satisfação dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio da cidade de Monte Azul – MG, bem como perceber os motivos que levam a participar ou não das aulas, objetivamos ainda identificar qual a percepção dos alunos acerca do professor de Educação Física no Ensino Médio, e a relação entre eles, busca também perceber se a Educação Física é importante e como deveriam ser as aulas de Educação Física no Ensino Médio na percepção dos alunos. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de campo, feito com 300 alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual de Monte Azul e da Escola Estadual Tancredo Neves da cidade de Monte Azul- MG. Através dos resultados obtidos podemos concluir que os alunos das escolas estaduais estão na sua maioria satisfeitos com as aulas, se sentem bem durante as práticas aplicadas pelo professor, acreditam que os professores poderiam abordar outros conteúdos como: ginastica, danças, lutas, incluindo outras modalidades de esportes assim as aulas deixariam de ser sempre as mesmas, despertando o interesse de todos.
Palavra-Chave: Educação Física, Ensino Médio, Satisfação.