A Inserção da Lousa Digital no Fazer Pedagógico dos Professores
Keywords:
Tecnologia, Lousa Digital, Professor, Aluno, AprendizagemAbstract
A revolução tecnológica marcou a história da humanidade em todos os campos, principalmente no que se refere ao campo educacional, trazendo mudanças nas práticas de ensino dos professores, que coloca os recursos tecnológicos nesse cenário, com intuito de estimular a aprendizagem dos alunos, na sua formação crítica, autônoma e participativa. Sendo assim, esta pesquisa traz como objetivo descrever a inserção da Lousa Digital para professores das escolas municipais de Macapá/AP. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com enfoque quantitativo na investigação, na EMEF Guita, EMEF Hildemar Maia, EMEF Antonio Barbosa e EMEF Aracy, onde participaram da coleta de dados 40 (quarenta) professores, sendo 10 (dez) de cada escola, onde utilizou-se como instrumento de coleta de dados junto aos professores, o questionário com perguntas fechadas. Na conclusão, descreveu-se como ocorre a inserção da lousa digital no fazer pedagógico, precisa ser planejada e direcionada de acordo com os objetivos traçados no planejamento, para que dessa forma, além de desenvolver uma aula estimuladora, possa despertar o interesse dos alunos pela aprendizagem.
Downloads
References
ANTONIO, José Carlos. A Lousa Digital Interativa chegou! E agora? Professor Digital, SBO. 2012. Recuperado de <http://professordigital.wordpress.com/2012/08/01>
ASSIS, D. R. ALVES, L.A. O impacto das redes sociais na relação professor-aluno. 2015. Recuperado de http//docplayer.com.br
BORGES, M. A. F. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos gestores educacionais. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUC-SP, 2009.
BRASIL. Novas tecnologias e formação de professores reflexivos. In: Anais do IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. p.1-6. Águas de Lindóia. 1998.
_______. Ministério da Educação. Programa Nacional de Formação de Professores PARFOR. Brasília. 2011.
ESTEVES, R. F. FISCARELLI, S. H.; SOUZA, C. B. G. A lousa digital interativa como instrumento de melhoria da qualidade da educação: um panorama geral. 2017. Recuperado de www.seer.fclar.unesp.br/rpge/article/download/9350/6202>
FIGUEIREDO, A. M. B. LAMAIZON, M. L. BANHARA, A. F. Uso Pedagógico das lousas digitais na educação básica. Educere: formação de professores, complexidade e trabalho docente. 2017. Recuperado de https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17470_7531.pdf
GOMES, Juliana Leite Penteado. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino: a Lousa Digital Interativa (LDI) e seu potencial em atividades educacionais. Rio Claro, SP: UNESP, 2016.
KALINKE, Marco Aurelio. DEROSSI, Bruna. JANEGITZ, Laiza Erler. RIBEIRO, Mariana Silva Nogueira. Tecnologias de educação matemática: um enfoque em lousa digital e objeto de aprendizagem. In: KALINKE, Marco Aurelio e MOCROSKY, Luciane Ferreira (Org.). Educação Matemática pesquisa e possibilidades. 2015. Recuperado de http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1589/1/educacaomatematica.pdf#page=159
NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. BARROS, D. M. V. AMARAL, Sérgio Ferreira do. O uso pedagógico da lousa digital associado à teoria dos estilos de aprendizagem. Revista Estilos de aprendizagem, nº4, Vol. 4, out. 2009.
NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz; AMARAL, Sérgio Ferreira do. A linguagem audiovisual da Lousa Digital Interativa no contexto educacional. Educação Temática Digital, Campinas, v. 8, n. 1, p.33-48, 2006.
_____________, Rosária Helena Ruiz. AMARAL, Sérgio Ferreira do. A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional. v.8, n.1, p. 33-48. Campinas ETD, 2006.
_____________, Rosária Helena Ruiz. AMARAL, Sérgio Ferreira do. Práticas pedagógicas mediatizadas pela lousa digital. v. 29, n. 2, p. 71-77. Revista Ciência da Informação, Brasília, 2007. Recuperado de http://espacio.uned.es/fez/eserv/bibliuned:19209/n03ruiznaka07.pdf
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. São Paulo: Cortez, 2012.
OLIVEIRA, Adilson. Maria. O data show no ensino de ciências. 2013. Recuperado de<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/ pdebusca/producoes_pde/ 2013/2013_uem_cien_artigo_adilson_maria_de_oliveira.pdf>
PONTES, Edel Alexandre Silva. O ATO DE ENSINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. e02-e02, 2019.
RIBEIRO, Mariana Silva Nogueira. KALINKE, Marco Aurélio. SANTOS, Luciane Mulazani dos. Algumas possibilidades de apropriações da lousa digital por professores em sala de aula. Educação, Formação & Tecnologias. 10 (1), 74-87. Revista EFT: 2017. Acessado em http://eft.educom.pt.
SOUZA, M. G. O uso da internet como ferramenta pedagógica para os professores do ensino fundamental, 2013. 58f. Monografia (graduação) – Universidade Aberta do Brasil, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Curso de Licenciatura Plena em Informática, Tauá, 2013.
SOUZA, I. M. A. GUIDANI, L. V. A. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Ano 4, Volume 8. Itabaiana: GEPIADDE, 2015.
TREVISOL, Nicole Pasini. DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. CRESCÊNCIO, Márcio. O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um instituto federal. 2016. Acessado em file:///C:/Users/andr_/OneDrive/%C3%81rea%20de%20Trabalho/trevisol.pdf