Educação, Patrimônio Cultural e Louceiras do Maruanum

Authors

  • Ana Paula da Conceição Ferreira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Keywords:

Quilombo, Patrimônio cultural, Educação quilombola, Avaliação de política pública

Abstract

Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado realizada na região do Maruanum – Amapá - Brasil, que trata da percepção da importância do patrimônio cultural para a educação local utilizando um método quantitativo. O foco do artigo é analisar a relação de conexões entre a história, quilombos e patrimônio cultural e como é avaliada a importância do tema nas salas de aula da educação quilombola no Estado de Amapá. O estado do Amapá situa-se na região amazônica que em princípio integra grande patrimônio cultural que é a floresta e dentro dela um conjunto de populações, denominadas como tradicionais inclusive os de quilombos. Desde 1959 com o livro Rebeliões na Senzala de Clovis Moura, quilombo passou a ser um tema contemporâneo com vários enfoques na antropologia, na geografia e na história. No artigo são revisados os conceitos de quilombo, patrimônio cultural e educação quilombola O tema apresenta nuances sobre o direito de populações, a preservação da natureza e as disputas de terras demarcadas pelos constantes avanços das fronteiras econômicas. Quilombo é um tema importante na Constituição Brasileira de 1988 sobre os direitos a terra e a história. Neste quadro emerge o tema de patrimônio cultural, com variantes entre a natureza e paisagem, tendo os artefatos materiais e imateriais. Resultando na educação a problemática da importância do patrimônio cultural e da especificidade da localidade nos currículos e nas práticas educacionais. É apresentado o resultado da pesquisa sobre importância conferida por um grupo de educadores ao patrimônio cultural das louceiras que trabalham com barro.

 

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Published

2020-03-17

How to Cite

Ferreira, A. P. da C. . (2020). Educação, Patrimônio Cultural e Louceiras do Maruanum . Revista Psicologia & Saberes, 9(16), 90–117. Retrieved from https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1176