O Ato de Ensinar e o Ato de Aprender Matemática na Ótica do Professor Edel Alexandre Silva Pontes

Authors

  • Robespierre Cocker Gomes da Silva Universidad San Carlos - USC
  • Luciano Martins Da Silva Universidad San Carlos - USC
  • Janaina Rodrigues de Miranda Universidade Federal de Alagoas
  • Janaine Ferreira dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Andréia Leodório Guarino Instituto Federal de Alagoas
  • Lidianne Leite e Lira Instituto Federal de Alagoas
  • Noemy de Carvalho Araújo Universidade Federal de Alagoas

Keywords:

Ensino e aprendizagem de matemática, Edel Alexandre Silva Pontes

Abstract

O objetivo desse artigo é apresentar as indagações e questionamentos do matemático brasileiro professor Edel Alexandre Silva Pontes sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática nos diversos níveis de ensino. Nós somos orientandos do professor nos diversos níveis educacionais. A justificativa de publicar esse trabalho foi motivada pelas inúmeras conversas que tivemos com o professor Pontes sobre suas inquietudes em relação ao processo de ensino e aprendizagem de matemática. Pontes tem se dedicado a escrever inúmeros trabalhos na área de ensino e aprendizagem de matemática, nos diversos níveis de educação.  Espera-se que esse artigo sirva de motivação para jovens pesquisadores em busca de soluções eficientes para melhorar o processo de ensinar e de aprender matemática.

 

Downloads

Download data is not yet available.

References

PONTES, Edel Alexandre Silva. HIPERMAT - Hipertexto Matemático: Una Herramienta para Enseñanza - Aprendizaje de Matemática en la Educación Básica. Tese de Doutorado – Universidad Tecnológica Intercontinental, Asunción. 2009.
PONTES, Edel AS et al. Refletindo a Educação frente aos desafios da contemporaneidade. Maceió: IFAL, 2013.
PONTES, Edel Alexandre Silva. HIPERMAT–Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Revista Psicologia & Saberes, v. 2, n. 2, 2013.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. O Saber e o fazer matemático: um dueto entre a teoria abstrata e a prática concreta de matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 5, n. 6, p. 23-31, 2016.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O uso de uma prova paramétrica para tomada de decisão em uma pesquisa de campo: um eficiente processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação & Tecnologia, • v.17, p.1-10.2017.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico. Diversitas Journal, v. 2, n. 1, p. 160-170, 2017.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, v. 2, n. 3, p. 469-476, 2017.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O ATO DE ENSINAR DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. The Teaching Practice of the Mathematics Teacher in Basic Education: A Vision in the Brazilian School. International Journal of Humanities and Social Science Invention (IJHSSI), v. 7, n. 6, p. 86-89, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Abordagens Imprescindíveis no Ensino Contextualizado de Matemática nas Séries Iniciais da Educação Básica. RACE-Revista da Administração, v. 1, p. 3-15, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A ARTE DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM SINCRONISMO IDEAL ENTRE PROFESSOR E ALUNO. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, p. 163-173, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. INDAGAÇÕES DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. RACE-Revista da Administração, v. 2, p. 11-20, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. O estudo do comportamento da sucessão de Fibonacci através de diversas linhas de tendência associadas as suas respectivas equações matemáticas de regressão. Diversitas Journal, v. 3, n. 3, p. 771-779, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio Novo, v. 2, n. 2, p. 44-56, 2018.
PONTES, EDEL ALEXANDRE SILVA. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA. REVISTA EIXO, v. 7, n. 3, p. 227-237, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Emphasis on Mathematical Modeling: The Problems of Contour Values in Calculating the Deflection of a Beam. International Journal of Advanced Engineering Research and Science, v. 5, n. 12, p. 268258.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. MATEMÁTICA PARA TODOS: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA VISANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E INTELECTUAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Psicologia & Saberes, v. 6, n. 7, p. 20-28, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O MODELO BINOMIAL E SUAS APLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista Uniabeu, v. 11, n. 29, p. 336-350, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Conceptual questions of a teacher about the teaching and learning process of mathematics in basic education. Research, Society and Development, v. 8, n. 4, p. 784932, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O PROFESSOR ENSINA E O ALUNO APRENDE: QUESTÕES TEÓRICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. RACE-Revista da Administração, v. 4, p. 111-124, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Capacidade de Gerar Soluções Eficientes e Adequadas no Processo Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 10, p. 193-205, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE LEONARD EULER NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DAS SETE PONTES DE KÖNIGSBERG. Ensino em Foco, v. 2, n. 5, p. 21-32, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. DIFICULDADES NAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE RIO LARGO. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 11, p. 26-35, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE LEONARD EULER NA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DAS SETE PONTES DE KÖNIGSBERG. Ensino em Foco, v. 2, n. 5, p. 21-32, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. e02-e02, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. MÉTODO DE POLYA PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. HOLOS, v. 3, p. 1-9, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Uma abordagem analítica da interpolação polinomial em um ambiente computacional: uma experiência prática no processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Técnica. Revista Thema, v. 16, n. 1, p. 42-49, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A LINGUAGEM UNIVERSAL: Matemática suas origens, símbolos e atributos. Revista Psicologia & Saberes, v. 8, n. 12, p. 181-192, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva; DA SILVA, Luciano Martins. Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Revista de Ciência e Inovação, v. 5, n. 1, 2020.

Published

2020-03-18

How to Cite

Silva, R. C. G. da ., Da Silva, L. M. ., Miranda, J. R. de ., Santos, J. F. dos ., Guarino, A. L. ., Lira, L. L. e ., & Araújo, N. de C. . (2020). O Ato de Ensinar e o Ato de Aprender Matemática na Ótica do Professor Edel Alexandre Silva Pontes . Revista Psicologia & Saberes, 9(16), 151–162. Retrieved from https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1180