Comunicação Verbal na Escola: Um Instrumento de Identificação de Escolares em Sofrimento Mental: Uma Revisão Integrativa da Literatura

Authors

  • Aline de Fátima Muniz da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lívia Pacheco Universidade Federal do Rio de Janeiro

Keywords:

Comunicação, Comunicação Não Verbal, Saúde Mental, Saúde do Escolar.

Abstract

O estudo tem por objetivo primordial verificar o uso da comunicação não verbal como instrumento de identificação e enfrentamento de problemas de saúde mental entre adolescentes no ambiente escolar. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura onde o levantamento bibliográfico em resposta as questões norteadoras, foram realizada a pesquisa dos descritores no site dos Descritores em Ciências da Saúde-DeCs, sendo os descritores: adolescente (adolescente); comunicação (communications); saúde mental (mental health); escola (school). Foram localizados cento e sete artigos onde excluíram-se quatro por aparecerem em duplicidade, oitenta e quatro não abordavam o tema, quatro artigos incompletos, restando quinze artigos elegíveis para discussão e análise. Concluiu-se que apesar do grande número de artigos encontrados poucos foram elegíveis para o desenvolvimento do estudo, o que colabora com a necessidade de iniciativas de novos estudos sobre o assunto bem como o envolvimento maior de profissionais da área da educação na iniciativa destas pesquisas.

 

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Author Biographies

Aline de Fátima Muniz da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação, Servidora e Pesquisadora da UFRJ , Gestora de saúde mental do  Munícípio do Rio de Janeiro. 

Lívia Pacheco, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda pela UFRJ  - Escola de Enfermagem Anna Nery, Responsável técnica enfermagem Prefeitura do Rio de Janeiro 

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Published

2020-06-08

How to Cite

Muniz da Silva, A. de F. ., & Pacheco, L. . (2020). Comunicação Verbal na Escola: Um Instrumento de Identificação de Escolares em Sofrimento Mental: Uma Revisão Integrativa da Literatura. Revista Psicologia & Saberes, 9(19), 58–73. Retrieved from https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1248