PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Priscila Maria Thomaz de Godoy Amancio Professor na rede municipal da cidade de Araras/SP
  • Daiana Alves Machado UNIDERP
  • Lidiani Fabiano Pasini Carvalho ASSER
  • Viviane Bianchini Barcelos UNIARARAS

Palabras clave:

Alfabetização, Ludicidade, Educação Infantil

Resumen

O presente artigo tem como objetivo mostrar como o trabalho na Educação Infantil voltado para a alfabetização dos alunos menores deve estar centrado em práticas lúdicas que contemplem tal processo de maneira prazerosa e de forma diversificada, para que estes possam aprender a ler e escrever desde cedo na escola. Sendo assim, a metodologia adotada para o desenvolvimento deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, onde por meio dos autores estudados foi possível se chegar ao contexto teórico desejado. Pode-se dizer que a Educação Infantil tem ganhado muito com a presença da alfabetização nesta etapa escolar, sendo que as crianças chegam no Ensino Fundamental já tendo informações sobre a escrita e sua importância no dia-dia. E, assim, as práticas alfabetizadoras têm se tornando frequentes no que diz respeito aos alunos menores e tem ganhado um valor lúdico, para que seja um processo de aquisição plena e com bons resultados.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Maria Thomaz de Godoy Amancio, Professor na rede municipal da cidade de Araras/SP

Licenciatura em Pedagogia – UNIDERP, Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento – UNAR; e-mail: pri.thomaz@hotmail.com

Daiana Alves Machado, UNIDERP

Licenciatura em Pedagogia – UNIDERP, Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento – UNAR; e-mail: pri.thomaz@hotmail.com

Lidiani Fabiano Pasini Carvalho, ASSER

Licenciatura em Pedagogia – UNIDERP, Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento – UNAR; e-mail: pri.thomaz@hotmail.com

Viviane Bianchini Barcelos, UNIARARAS

Licenciatura em Educação Física – UNIARARAS; e-mail: vivianebpires@yahoo.com.br

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2010.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998a, volume: 1.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998b, volume: 2.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998c, volume: 3.

CARDOSO, Bruna Puglisi de Assumpção. Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil. São Paulo: Editora Anzol, 2012.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

FRIEDMANN, Adriana. O brincar na Educação Infantil: observação, adequação e inclusão. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2012.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.

VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins, 1998.

Publicado

2023-10-01

Cómo citar

Amancio, P. M. T. de G., Machado, D. A., Carvalho, L. F. P., & Barcelos, V. B. (2023). PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Psicologia & Saberes, 10(1). Recuperado a partir de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1209