Um Olhar Crítico Sobre o Currículo Escolar: Do Tradicional ao Multicutural
Palabras clave:
currículo; visão histórica; criticidade; transformação social.Resumen
A construção do currículo escolar como prática social envolve questões complexas de poder. Uma forma de compreendê-lo é associá-lo ao contexto histórico em diferentes tempos e espaços. Assim, o objetivo desse trabalho é refletir sobre as teorias do currículo escolar a partir de uma perspectiva histórica: do tradicional ao multicultural. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, apoiada em autores como Vasconcellos (1995), Gesser (2002), Veiga (2002) e Silva (2010), entre outros. Os resultados revelam que conforme a sociedade foi se transformando as concepções de currículo também mudaram influenciadas pelo contexto sociocultural de cada período histórico. A diferença marcante das teorias tradicionais as teorias críticas e pós-críticas está na questão de poder embutida no currículo – currículo oculto. Embora o currículo multicultural atenda em parte as expectativas atuais é preciso criticidade. No currículo não há neutralidade, ele traz ideologias que podem contribuir ou não para uma educação inovadora.
Descargas
Citas
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GESSER, Verônica. A evolução histórica do currículo: dos primórdios à atualidade. Contrapontos, ano 2, n.4, Itajaí, jan/abr, 2002.
GILL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6ª ed. São Paulo. Atlas S.A, 2008.
LOPES, Alicei Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias De Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKEZI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MINAYO, Marília Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
_____ (Org.). Currículo: Questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 3ª Edição. Editora Autêntica. 2010.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.
VEIGA, Ilma P. Alencastro (Org.) Projeto Político-Pedagógico da escola: Uma construção possível. Papiros editora; 2002. (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico)
Questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).