Um Olhar Crítico Sobre o Currículo Escolar: Do Tradicional ao Multicutural

Autores

  • Iva Vieira Mascarenhas Universidad Columbia del Paraguay
  • Regiane Giori Universidad Columbia del Paraguay

Palavras-chave:

currículo; visão histórica; criticidade; transformação social.

Resumo

A construção do currículo escolar como prática social envolve questões complexas de poder. Uma forma de compreendê-lo é associá-lo ao contexto histórico em diferentes tempos e espaços. Assim, o objetivo desse trabalho é refletir sobre as teorias do currículo escolar a partir de uma perspectiva histórica: do tradicional ao multicultural. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, apoiada em autores como Vasconcellos (1995), Gesser (2002), Veiga (2002) e Silva (2010), entre outros. Os resultados revelam que conforme a sociedade foi se transformando as concepções de currículo também mudaram influenciadas pelo contexto sociocultural de cada período histórico. A diferença marcante das teorias tradicionais as teorias críticas e pós-críticas está na questão de poder embutida no currículo – currículo oculto. Embora o currículo multicultural atenda em parte as expectativas atuais é preciso criticidade. No currículo não há neutralidade, ele traz ideologias que podem contribuir ou não para uma educação inovadora.

 

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Biografia do Autor

Iva Vieira Mascarenhas, Universidad Columbia del Paraguay

Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidad Columbia del Paraguay (Assunção), Especialista em Supervisão Escolar. Graduada em Normal Superior (FAETEC). 

Regiane Giori, Universidad Columbia del Paraguay

Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidad Columbia del Paraguay (Assunção), Especialista em Gestão Escolar (Universidade Européia de Vitória).Graduada em Pedagogia (UNIUBE). 

Referências

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

Mascarenhas, I. V. ., & Giori, R. . (2020). Um Olhar Crítico Sobre o Currículo Escolar: Do Tradicional ao Multicutural. Revista Psicologia & Saberes, 9(19), 3–12. Recuperado de https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1244